Saiba o que é tuberculose peritoneal, causa da morte de Erlan Bastos
O jornalista foi internado ainda em dezembro por conta dessa doença rara.
A causa da morte do jornalista Erlan Bastos, de 32 anos, neste sábado (17), foi em decorrência de complicações da tuberculose peritoneal, uma forma rara da doença. O diagnóstico, divulgado pela família, é do Hospital Natan Portella, onde ele estava internado desde dezembro.
A internação ocorreu após ele ter dores no peito e na região abdominal, chegando a passar mal ao vivo enquanto apresentava programa na emissora NC TV Amapá.
Ele precisou ser encaminhado para o Hospital de Emergência, em Macapá (AP), para receber atendimento médico. Ele foi transferido para o Hospital Natan Portella, em Teresina (PI), onde veio a falecer.
O que é tuberculose peritoneal?
A tuberculose peritoneal é uma forma rara da doença. Nela, a tuberculose não atinge os pulmões e sim provoca uma reação na membrana que reveste a cavidade abdominal, chamada peritônio.
Veja também
Ela é, portanto, uma forma extrapulmonar da doença e que pode causar dor e inchaço na barriga, além de acúmulo de líquido, febre baixa, suor e cansaço intenso.
Para identificar a doença, costumam ser realizados exames de imagem, análise do líquido abdominal ou biópsia.
Essa forma da doença representa uma parcela pequena dos casos de tuberculose, apenas 1% dos diagnósticos.
Quem era Erlan Bastos?
Erlan Bastos começou como jornalista do portal Em Off, onde publicava notícias exclusivas sobre famosos e celebridades.
Na TV, o jornalista se tornou mais conhecido com o 'A Hora da Venenosa', na Record TV. Já em 2020, passou a comandar o Balanço Geral. Ele atuou no Ceará, na TV Cidade.
Seu último passo profissional foi na NC TV Amapá, onde apresentou o 'Bora Amapá'. A emissora lamentou a partida do jornalista.
“Em um período tão breve, Erlan conseguiu o que muitos levam anos para construir: mudou os rumos do jornalismo investigativo e crítico no Amapá”, disse em nota.