Luz verde apontada para avião assusta passageiros em Florianópolis; entenda
Um laser foi apontado para a aeronave próximo ao pouso, e intrigou passageiros e tripulantes
Passageiros de um voo que chegava em Florianópolis (SC) na noite da última segunda-feira (25) se assustaram ao ver uma luz verde apontada para o avião. A prática de apontar quaisquer tipo de luz ou lasers para aeronaves é considerada crime, e foi filmada por alguns ocupantes do voo.
Ao g1, a psicóloga Naiara Pedroso conta que percebeu uma forte luz atravessando janela e quando foi olhar viu o feixe colorido e ficou com visão turva.
"Quando olhei fiquei com a visão turva por alguns segundos. Foi então que percebi que era um laser vindo do continente antes de chegar na ilha. Era um único laser verde não tinha outros", relata.
Segundo a concessionária que opera o Aeroporto de Florianópolis, o voo pouso sem intercorrências por volta das 22h40. O caso foi reportado à torre de controle, que informou "não ter havido nenhum impacto operacional".
Veja também
Prática criminosa
De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), apontar laser contra aeronaves é crime, pois pode causar "distração, ofuscamento e cegueira momentânea", incorrendo em perigo para a tripulação.
A prática pode ser punida com prisão. Segundo o artigo 261 do Código Penal, há possibilidade de dois a cinco anos de reclusão para quem "expor a perigo ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea, marítima ou fluvial".