Falso entregador aplica golpe de quase R$ 20 mil em idosa com delivery de 'presente surpresa'

Golpistas usam nomes de grandes empresas e fazem diversas transações nos cartões das vítimas

Escrito por Redação ,
Carro da Polícia Civil de MG
Legenda: Polícia Civil de MG investiga golpe do 'presente surpresa'
Foto: Reprodução

Uma aposentada de 71 anos foi enganada e perdeu quase R$ 20 mil no golpe do 'presente surpresa', em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, diversos golpes similares foram aplicados nos últimos dias.

A idosa recebeu a ligação dos golpistas se passando pela loja Kopenhagen, no último domingo (4), segundo reportado pelo Estado de Minas. Como estava de aniversário, ela não desconfiou e passou o endereço para entrega do suposto presente ofertado.

O falso entregador chegou a residência e informou que, para receber a surpresa, a aposentada deveria pagar taxa de entrega de R$ 6,90. Mas o pagamento deveria ser feito apenas com cartão de débito, por ele ser "trabalhador terceirizado da empresa".

Alegando problemas de conexão, o homem fez transações diversas vezes e pediu até outros cartões da família. Afirmando que nenhuma tentativa de passar o cartão foi bem-sucedida, o golpista foi embora sem entregar o suposto presente. Os valores debitados somam quase R$ 20 mil.  

Golpe do falso presente

A Polícia Civil de MG abriu inquérito para investigar os golpes aplicados envolvendo presentes. Segundo a delegada Bianca Prado, os criminosos utilizam nomes de empresas conhecidas, dos ramos alimentícios e de departamento.

Os golpistas abordam as vítimas nos dias de seus aniversários ou próximo a datas especiais. "A pessoa passa o cartão uma vez, duas vezes, três vezes, às vezes muito mais, e o motoboy informa que está sem sinal, que retornará ao local com outra máquina", explica Bianca.

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A delegada ressalta que é necessário verificar possíveis presentes nos canais oficiais das empresas. Há relatos de prejuízos de mais de R$ 50 mil devido ao golpe. 

"Caso você tenha sido vítima de um golpe desses, avise imediatamente ao seu banco, entre em contato com o seu gerente para o bloqueio da transação. E posteriormente procure a delegacia mais próxima da sua casa", ressalta a delegada. 

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