Bolsonaro manda jornalista "calar a boca" ao ser questionado sobre uso de máscara

Presidente participou de cerimônia em Guaratinguetá (SP) nesta segunda (21) e se exaltou com repórter

Escrito por Redação ,
Jair Bolsonaro em discurso como presidente da República
Legenda: Bolsonaro criticou trabalho da imprensa e pediu para não falar mais sobre tratamento precoce
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mandou, aos gritos, uma repórter calar a boca na manhã desta segunda-feira (21). A jornalista, contratada na TV Vanguarda, afiliada da TV Globo, questionou sobre o fato de o chefe do Executivo não ter utilizado máscara de proteção durante passagem por Guaratinguetá, em São Paulo.

Veja também

Bolsonaro participou da cerimônia de formatura da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Durante a realização do evento, o presidente cumprimentou e abraçou apoiadores, mesmo sem utilizar o item de proteção contra a Covid-19. 

"Olha, eu chego como eu quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida. Se você não quiser usar máscara, não use. Agora, tudo o que eu falei sobre Covid, infelizmente, para vocês, deu certo", disse ao ser questionado pela repórter.

Bolsonaro manda jornalista "calar a boca"

A repórter chegou a ser interrompida pelo presidente: "Cala a boca. Vocês são canalhas. Fazem um jornalismo canalha, vocês fazem. Canalha, que não ajuda em nada. Vocês não ajudam em nada. Vocês destroem a família brasileira. Destroem a religião brasileira. Vocês não prestam", continuou.

No Twitter, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do presidente, compartilhou o vídeo da entrevista e dos xingamentos e reforçou o discurso do pai:

Jair Bolsonaro, inclusive, foi questionado sobre a multa recebida por ele pelo Governo de São Paulo, no valor de R$ 552,71. No último dia 12 de junho, o presidente realizou passeio com motociclistas na capital paulista e, mais uma vez, não utilizou máscara.

Tratamento "precoce"

Ainda durante as entrevistas, o chefe do Executivo voltou a defender o chamado "tratamento precoce", que consiste na utilização de medicamentos sem eficácia comprovada no combate ao coronavírus.

Bolsonaro chegou a pedir que a imprensa parasse de tocar nesse assunto e, ao aparecer de máscara para a conversa, ainda tirou a proteção.

"Você quer botar… Me bota agora… Vai botar agora… Estou sem máscara em Guaratinguetá. Está feliz agora? Você está feliz agora? Essa Globo é uma m*rda de imprensa. Vocês são uma porcaria de imprensa", completou, exaltado.

Em nota, a TV Globo e a TV Vanguarda informaram que "repudiam o tratamento dado pelo presidente à repórter Laurene Santos, que cumpria apenas o seu dever profissional". E destacaram: "Não será com gritos nem intolerância que o presidente impedirá ou inibirá o trabalho da imprensa no Brasil. Esta, ao contrário dele, seguirá cumprindo o seu papel com serenidade. À Laurene Santos, a irrestrita solidariedade da Globo e da TV Vanguarda."

Assuntos Relacionados