Papa Leão XIV visitou o Brasil duas vezes e voltaria ao País em abril

Robert Francis Prevost participaria da 62ª assembleia geral da conferência, em São Paulo

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:36)
Papa Leão XIV acena para o público. Para matéria sobre o novo papa ter visitado o Brasil duas vezes
Legenda: Robert Francis Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira (8) e decidiu usar o nome Leão XIV
Foto: TIZIANA FABI/AFP

O papa Leão XIV estava com passagens compradas para visitar o Brasil, mas teve de adiar a viagem devido à morte de papa Francisco, no Vaticano. Robert Francis Prevost era chefe do Dicastério para os Bispos, na Cúria romana, e participaria da 62ª assembleia-geral da Conferência Nacional dos Bispos do País (CNBB), em Aparecida, São Paulo.

O assunto foi mencionado em coletiva de imprensa promovida pela CNBB nesta quinta-feira (8), poucas horas após o sufrágio que escolheu Robert para ser o novo pontífice.

"Quando convidamos [para participar do evento], ele [Prevost] imediatamente aceitou. O Brasil ganha, o mundo ganha e o sucessor de [São] Pedro merece todo o nosso apoio, orações e unidade. [...] O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto", declarou o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da conferência, dom Ricardo Hoepers.

A assembleia da CNBB estava programada para iniciar no último dia 30 de abril e encerrar nesta sexta-feira (9), mas foi suspensa em razão da morte de Francisco.

No encontro, o então cardeal Robert Prevost atuaria como pregador no retiro espiritual que, normalmente, ocorre durante os dez dias em que os bispos ficam reunidos em Aparecida.

Veja também

Novo papa já visitou o Brasil duas vezes

Embora a última visita ao País tenha sido adiada, o agora papa Leão XIV já esteve no Brasil duas vezes em missões como padre-geral dos agostinianos. As visitas ocorreram em 2012 e 2013: a primeira em Guarulhos, São Paulo, e, a segunda, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

"Ele [Prevost] tem um carinho, um amor muito grande pelo Brasil. De todos os dicastérios que a presidência [da CNBB] visitou [em Roma, em fevereiro deste ano], a conversa com o cardeal, agora papa, foi o lugar que ficamos por mais tempo conversando. Foram os dois que a presidência conversou por mais tempo: papa Francisco, que era 15 minutos e ficou quase uma hora conosco, e o cardeal Prevost, que nos atendeu no Dicastério para os Bispos", comentou Ricardo Hoepers.

O secretário-geral da CNBB acrescentou que o novo pontífice admira o trabalho da Igreja Católica no País.

"Ele nos conhece profundamente. Para nós, é um grande presente. Ganhamos um presente. O papa Leão XIV conhece o Brasil e, com certeza, teremos todo o apoio dele naquilo que faz parte do nosso trabalho pastoral", continuou ele.

Veja também

Resultado do conclave

Apresentação de papa Leão XIV com vestes vermelha e branca escolhidas pelo Santo Padre na Sala das Lágrimas. Imagem usada em matéria onde fala que novo papa visitou o Brasil duas vezes
Legenda: Papa escolhida pelo Conclave é o norte-americano Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, e tem 69 anos
Foto: ALBERTO PIZZOLI/AFP

O novo papa foi escolhido na tarde dessa quinta-feira (8), no Vaticano, após dois dias de conclave. Leão XIV foi anunciado pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, e fez um pronunciamento à nação da sacada da Basílica de São Pedro.

Norte-americano, o Santo Padre tem 69 anos de idade e é o 267º sucessor de São Pedro, o primeiro bispo de Roma.

Assuntos Relacionados