Moradores da região da Chapada Diamantina são surpreendidos por queda de meteoro

Além da Bahia, o fenômeno ainda foi observado no céu dos estados do Ceará e de Minas Gerais

Escrito por Redação ,
Moradores da região da Chapada Diamantina são surpreendidos por queda de meteoro
Legenda: Especialista disse ainda que um objeto grande, com talvez 1,5 metro de diâmetro, que gerou esse bólido
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um grande clarão foi visto no céu na Bahia, especificamente na região da Chapada Diamantina, além dos estados do Ceará e de Minas Gerais, após a queda de um meteoro na noite de domingo (17). O fenômeno gerou um brilho mais intenso que o da Lua na fase cheia e foi registrado por câmeras de segurança de algumas casas. 

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Alexsandro Mota, detalhou que o evento aconteceu por volta das 21h36. Segundo ele, no território cearense, o meteoro foi visto a cerca de 600 quilômetros de distância da superfície. 

VEJA VÍDEO

O fenômeno durou alguns segundos e, conforme o especialista, atingiu um nível de brilho intenso, maior que o gerado pela Lua na fase cheia. O clarão foi registrado por câmeras de segurança. 

Os dados ainda são bem preliminares, mas o que podemos dizer com certeza e que foi uma rocha espacial. Não há como ter sido lixo espacial devido à velocidade. Lixo espacial é bem mais lento e teria durado mais do que durou". 
Alexsandro Mota
Membro da Bramon

Veja também

Segundo informações do portal G1, dados da Associação Paraibana de Astronomia também indicaram que o meteoro foi gerado pela passagem de uma rocha espacial que atingiu a Terra em alta velocidade.

O presidente da instituição, Marcelo Zurita, destacou ao portal que o bólido não está associado com a chuva Geminídeas, registrada na semana passada. 

"A chuva de meteoros Geminídeas está ocorrendo ainda, mas ao que tudo indica é que esse bólido que a gente viu ontem, na região central da Bahia, não tem nada a ver com essa chuva. Geralmente a chuva de meteoros não geram objetos tão luminosos como esse que a gente viu nesta noite."

O especialista ainda disse ao periódico que um objeto grande, com talvez 1,5 metro de diâmetro, que acabou gerando esse bólido.

Moradores também relataram que, além do clarão, foi ouvido um barulho semelhante a um trovão durante a queda do meteoro.

Assuntos Relacionados