Justiça recebe denúncia contra 82 torcedores do Fortaleza e do Ceará envolvidos em confrontos no último Clássico-Rei
Acusação aponta que os suspeitos devem ser enquadrados em diversos crimes, como associação criminosa, explosão e corrupção de menores

A Justiça Estadual acatou, nesta sexta-feira (14), a denúncia do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) contra 82 torcedores do Fortaleza e do Ceará envolvidos em confrontos durante o Clássico-Rei do último sábado (8).
De acordo com a denúncia da 187ª Promotoria de Justiça da Capital, os conflitos ocorreram entre torcedores dos grupos denominados “Bonde dos Hooligans (BDH)”, composto por torcedores do Fortaleza Esporte Clube, e “Bonde da Aliança Listrada”, formado por torcedores do Ceará Sporting Club.
Veja também
A acusação aponta que os suspeitos devem ser enquadrados nos seguintes crimes:
- associação criminosa;
- lesão corporal qualificada;
- resistência;
- desobediência;
- explosão;
- corrupção de menores;
- tumulto.
Ainda segundo o Ministério Público, foram encontrados artefatos explosivos caseiros, pedras, pedaços de madeira, rojões, barras de ferro e armas brancas com os denunciados.
Após a formalização do MPCE, a Justiça aceitou a denúncia, o que determina o início da ação penal e transforma os denunciados em réus.
Como mostrou uma matéria do Diário do Nordeste, 82 torcedores envolvidos no caso tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva, em audiências de custódia realizadas no último domingo (9). A conversão foi solicitada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

BRIGAS ANTES DA BOLA ROLAR
Torcedores do Fortaleza e Ceará entraram em confronto, em diversos pontos da capital cearense, horas antes do Clássico-Rei do último sábado (8). Ao todo, 115 suspeitos foram detidos por policiais militares. Também foram cumpridos quatro mandados de prisão, incluindo o presidente de uma torcida organizada.

Os torcedores foram alocados em dois ônibus e levados às delegacias. Há registros de feridos em brigas nas avenidas Rogaciano Leite, Osório de Paiva, Mister Hull e nos arredores da Arena Castelão.
Nas imagens das brigas são vistos objetos sendo arremessados pelos torcedores, que chegam a bloquear trechos de vias públicas.
Veja também
A Draco, com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin), realizou a prisão de um quarto alvo, presidente de uma torcida organizada, que também estava com ordem de prisão em aberto. A captura ocorreu no Porto das Dunas, em Aquiraz.
Além do cumprimento de mandado, ele também foi preso em flagrante por uso de documento falso. As Forças de Segurança continuam com os trabalhos com intuito de localizar e prender outros suspeitos.