Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Sabatina PontoPoder: André quer criar batalhão de elite na Guarda e cita 'colete, boina e caveirão'

Candidato do PL é o segundo entrevistado na sabatina PontoPoder, na Verdinha FM 92,5 e na TV Diário

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
André Fernandes
Legenda: André Fernandes reforçou propostas voltadas para a segurança pública, com a criação de batalhão especializado da Guarda Municipal
Foto: Davi Rocha

Candidato do PL à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes pretende criar um batalhão de elite na Guarda Municipal da capital cearense. A proposta é adotar modelo semelhante ao implementado em São José dos Campos, em São Paulo: "Uma Guarda Municipal bem equipada, bem preparada, bem treinada, com colete, boina, caveirão".

A declaração foi feita durante a segunda de uma série de entrevistas realizada pelo Sistema Verdes Mares com candidatos à Prefeitura de Fortaleza, na Verdinha FM 92,5 e na TV Diário. O colunista Inácio Aguiar e o editor do PontoPoder Wagner Mendes conduziram a entrevista. 

André Fernandes disse que pretende investir na ostensividade da segurança pública em Fortaleza, com o aumento do efetivo da Guarda Municipal — em, pelo menos, mais 1,2 mil agentes — e na criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). 

"Nós já temos um bom efetivo e vai aumentar, mas eu não estou falando aqui sobre aumentar efetivo, estou falando sobre pegar a nossa guarda que já temos hoje e especializar. A minha Guarda Municipal não vai acompanhar AMC para pegar moto com licenciamento atrasado nem vai acompanhar Agefis para fechar a barraca de feirante. Minha Guarda Municipal será usada para dar proteção ao cidadão de Fortaleza".
André Fernandes
Candidato do PL a Prefeitura de Fortaleza

Sabatina PontoPoder
Legenda: André Fernandes é o segundo candidato a Prefeitura de Fortaleza entrevistado na Sabatina PontoPoder
Foto: Davi Rocha

O candidato também falou que pretende ter parceria com o Governo do Ceará na área de segurança pública. Ele citou modelo adotado entre a gestão estadual e a Prefeitura de São Paulo como uma das propostas que pretende trazer para Fortaleza, caso seja eleito, na qual a Prefeitura "paga hora extra para os policiais trabalharem na Capital". 

Ele ainda criticou o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o governador Elmano de Freitas (PT). "Eu não gosto de esquivar dos deveres e eu acredito muito que o gestor público que se esquiva dos seus deveres, das suas obrigações, está sendo covarde. Quando vejo, por exemplo, o prefeito dizendo que a questão da segurança pública é competência específica do Governo do Estado, chega no Governo do Estado e diz que aconteceu um crime dentro de uma unidade da Prefeitura. Fica sempre um jogando para o outro. Eu não acredito que esse se deva ser o papel do gestor, se esquivar dos seus deveres", disse.

Veja também

Parcerias público-privadas

O candidato citou propostas de parcerias público-privadas para resolver problemas nas áreas de saúde e educação. Nos dois casos, ele pretende zerar as filas por demandas específicas, como a demora por consultas e exames na rede pública de saúde ou a espera por vagas em creches. 

Novamente, André Fernandes cita modelo adotado em São Paulo. "É justamente chamar as clínicas populares para que o povo possa ser atendido de forma gratuita", explica. Segundo ele, a ideia seria concentrar os investimentos orçamentários em um período mais curto. 

"O modelo que funciona, porque a gente está fazendo, é simplesmente pegando aquele recurso que seria gasto ao longo de um ano, um ano e meio, 2 anos. E gastando todo o montante de uma vez só, mas para resolver o problema da saúde, desafogar, pegar toda a fila reprimida e resolver".

No caso das creches, a proposta de Fernandes é fazer convênios com instituições privadas. Os critérios para a escolha das unidades não foram citados. "Se a prefeitura paga a mensalidade da criança, ao invés de construir todo o prédio, comprar um terreno, saneamento e tudo mais, e manutenção daquele prédio, vai sair mais barato para os cofres da prefeitura", defende.

Sabatina PontoPoder

As entrevistas são realizadas entre os dias 9 e 13 de setembro com os cinco candidatos a prefeito melhor posicionados na Pesquisa Eleitoral Quaest mais recente.

São dois formatos de entrevistas com os candidatos. Primeiro, no bloco do PontoPoder no Programa Bom dia, Nordeste, transmitido simultaneamente na Verdinha FM 92,5 e na TV Diário. As entrevistas ocorrem ao vivo, a partir das 8h20, com duração de 20 minutos.

Uma segunda entrevista é gravada com cada candidato para ser transmitida, na íntegra, no portal e nas redes sociais do Diário do Nordeste às 17 horas. A sabatina é exibida às 16h25, desta vez no Programa Hora da Verdinha.

Serão gravadas entrevistas com os demais candidatos à Prefeitura. Elas terão duração de três minutos para cada candidatura, com exibição nos dias 16 e 17 de setembro, no bloco PontoPoder do programa Bom Dia, Nordeste.  

Assuntos Relacionados