Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Governadores vão a Brasília após ataques: 'medidas contra atos terroristas', diz Elmano

AGU pediu a dissolução do que chamou em documento enviado ao STF de "atos antidemocráticos" em quartéis e unidades militares em todos os estados

Escrito por Lucas Falconery , lucas.falconery@svm.com.br
Elmano de Freitas
Legenda: Elmano de Freitas rebate prefeito José Sarto sobre subsídios do Governo para passagens da Capital
Foto: Thiago Gadelha

Os governadores dos estados brasileiros devem ir à Brasília para debater a situação do País após os ataques aos prédios do Poder Público, nesta segunda-feira (10), como anunciou Elmano de Freitas (PT), chefe do Executivo no Ceará. O Estado também deve enviar 70 policiais militares para o Distrito Federal.

O encontro foi definido após reunião do Fórum dos Governadores feita neste domingo (8) – marcado pela invasão do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio Planalto por grupos contrários ao resultado da última eleição.

"Iremos a Brasília amanhã para reunião com o presidente Lula e os presidentes dos demais poderes, para que possamos, juntos, dialogar sobre a situação atual do país e as medidas necessárias contra os atos terroristas de hoje", declarou Elmano.

Elmano classificou as invasões, que resultaram na quebra de salas administrativas e patrimônio público, como "inaceitáveis".

Veja também

"Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir! Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos", completou o governador cearense.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal para reestabelecer à ordem no local e investigar os atos.

 

Assuntos Relacionados