Quem ganhou a eleição para senador de Pernambuco em 2022?

Eleitores escolhem um senador neste ano

Escrito por Redação ,
Teresa Leitão fala em sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Legenda: Política é professora e deputada estadual desde 2003
Foto: Alepe

Os eleitores de Pernambuco elegeram, neste domingo (2), Teresa Leitão (PT) como senadora pelos próximos oito anos. Com 100% das urnas apuradas, o candidato foi matematicamente eleito com mais de 46,12% dos votos válidos.

Veja também

Ela integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Jarbas Vasconcelos (MDB).  

As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília). O segundo mais votado foi Gilson Machado (PL), com 29,55%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem é Teresa Leitão?  

Natural de Olinda, Pernambuco, Maria Teresa Leitão de Melo, de 70 anos, é professora e deputada estadual desde 2003. Na Assembleia Legislativa, a parlamentar é membro da Comissão de Educação e Cultura e suplente nas comissões de Administração Pública; Ciência, Tecnologia e Informática e na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. 

Como pedagoga, ela começou a atuar na rede estadual de ensino em 1975, chegando a ser diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (Aoepe) e também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). 

Candidatos

No Pernambuco, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • André de Paula (PSD) 
  • Cantor Esteves Jacinto (PRTB) 
  • Carlos Andrade Lima (União Brasil) 
  • Dayse Medeiros (PSTU)  
  • Eudênia Lima (Psol) 
  • Gilson Machado (PL)  
  • Guilherme Coelho (PSDB) 
  • Roberta Rita (PCO) 
  • Teresa Leitão (PT) 

Eleitores escolheram um senador em 2022  

Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.   

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.  

Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Pernambuco, segundo os números do TSE, são 7.018.098 eleitores. 

Assuntos Relacionados