Pesquisas Ipec e Datafolha para presidente são divulgadas hoje (1º); veja horário
Novos dados priorizam os votos válidos, ou seja, que excluem brancos e nulos
Mais uma rodada de pesquisas do Datafolha e do Ipec sobre a disputa à presidência da República foi divulgada neste sábado (1º). Os números dos dois levantamentos foram publicados às 18h.
Na TV Globo, as estatísticas serão mostradas durante o Jornal Nacional, a partir de 20h. A pesquisa Datafolha é encomendada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo.
Veja também
Devido à proximidade com a data das eleições, que ocorrerão neste domingo (2), foram priorizados os votos válidos, ou seja, que excluem brancos e nulos.
A partir das 17h, também foram publicadas as intenções de voto para disputas pelos governos de 16 estados da pesquisa Ipec: RJ, MG, SP, DF, PE, PA, MT, MS, ES, RN, PR, PB, GO, BA, MA e CE.
Cenário atual
Na última pesquisa do Datafolha, divulgada na última quinta-feira (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu com 50% dos votos válidos no primeiro turno. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu em seguida, com 36%.
Ciro Gomes (PDT) estava com 6%, mantendo sua posição no terceiro lugar na disputa. Depois dele, com 5%, estava Simone Tebet (MDB).
Veja os números de votos válidos da última pesquisa Datafolha
- Lula (PT): 50%
- Jair Bolsonaro (PL): 36%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- Simone Tebet (MDB): 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
O Datafolha ouviu 6,8 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
6ª rodada Ipec
No levantamento anterior divulgado na última segunda-feira (26), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuava na liderança com 48% das intenções de voto, seguido de Jair Bolsonaro (PL), com 31%.
Veja também
Ciro Gomes (PDT) tinha 6%, Simone Tebet (MDB), 5%, Soraya Thronicke (União Brasil), 1% e Felipe d'Ávila (Novo), 1%. Não pontuaram nessa rodada Vera (PSTU) e Padre Kelmon (PTB).
A sondagem foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro, com 3.008 entrevistados em 181 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.