Quem ganhou a eleição para senador de Pernambuco em 2022?

Eleitores escolhem um senador neste ano

Os eleitores de Pernambuco elegeram, neste domingo (2), Teresa Leitão (PT) como senadora pelos próximos oito anos. Com 100% das urnas apuradas, o candidato foi matematicamente eleito com mais de 46,12% dos votos válidos.

Ela integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Jarbas Vasconcelos (MDB).  

As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília). O segundo mais votado foi Gilson Machado (PL), com 29,55%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem é Teresa Leitão?  

Natural de Olinda, Pernambuco, Maria Teresa Leitão de Melo, de 70 anos, é professora e deputada estadual desde 2003. Na Assembleia Legislativa, a parlamentar é membro da Comissão de Educação e Cultura e suplente nas comissões de Administração Pública; Ciência, Tecnologia e Informática e na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. 

Como pedagoga, ela começou a atuar na rede estadual de ensino em 1975, chegando a ser diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (Aoepe) e também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). 

Candidatos

No Pernambuco, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • André de Paula (PSD) 
  • Cantor Esteves Jacinto (PRTB) 
  • Carlos Andrade Lima (União Brasil) 
  • Dayse Medeiros (PSTU)  
  • Eudênia Lima (Psol) 
  • Gilson Machado (PL)  
  • Guilherme Coelho (PSDB) 
  • Roberta Rita (PCO) 
  • Teresa Leitão (PT) 

Eleitores escolheram um senador em 2022  

Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.   

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.  

Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Pernambuco, segundo os números do TSE, são 7.018.098 eleitores.