Legislativo Judiciário Executivo

Carmelo Neto anuncia Dra. Silvana como pré-candidata à Prefeitura de Maracanaú pelo PL Ceará

O deputado federal Júnior Mano, também do PL, estava colocado como pré-candidato

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Carmelo Neto e Dra. Silvana
Legenda: Carmelo Neto anunciou a pré-candidatura de Dra. Silvana a Prefeitura de Maracanaú pelo PL
Foto: Reprodução/Instagram Carmelo Neto

Presidente do PL Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto (PL) anunciou, nesta segunda-feira (18), a pré-candidatura da também deputada estadual Dra. Silvana (PL) à Prefeitura de Maracanaú. O nome dela é o segundo apresentado dentro do PL para concorrer ao comando da cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

O deputado federal Júnior Mano (PL) também se colocou à disposição para concorrer à sucessão do prefeito Roberto Pessoa (União Brasil). Mano é do grupo político do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), que deixou a presidência estadual do PL em novembro do ano passado após vários impasses com lideranças bolsonaristas.  

"Estou recebendo, na sede do nosso partido, a nossa deputada Dra. Silvana, oficialmente pré-candidata do PL à Prefeitura de Maracanaú. Estou muito empolgado, vai ser só vitória, temos muito trabalho pela frente, mas é ela que vai nos representar em Maracanaú", disse Carmelo Neto em publicação nas redes sociais. "Eu sou soldada do PL. Aceito o desafio do nosso presidente e nós vamos mostrar como é que é uma gestão de uma mulher, cristã e conservadora transformando Maracanaú", destacou Dra. Silvana. 

Veja também

O Diário do Nordeste procurou Júnior Mano para saber se ele desistiu da pré-candidatura em Maracanaú e se foi avisado sobre a oficialização do nome de Dra. Silvana para concorrer às eleições pelo PL. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno. Em janeiro, Júnior Mano havia afirmado que a pré-candidatura dele havia sido definida junto ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto "mesmo antes da mudança de presidência (estadual)", disse em referência à posse de Carmelo Neto no comando do PL Ceará. 

A mudança no diretório estadual do Ceará teve ingerência direta do ex-presidente Jair Bolsonaro, que gravou vídeo ao lado de Carmelo Neto anunciando ele como novo presidente do PL Ceará. Antes disso, Carmelo disputava a pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza com o deputado federal André Fernandes (PL), mas acabou retirando o pleito após articulação para assumir o partido no Ceará. 

A reportagem também indagou ao presidente do PL Ceará, Carmelo Neto, como foi a decisão de lançar Dra. Silvana como candidata e se a pré-candidatura de Júnior Mano foi descartada pelo partido, mas não houve resposta. 

Impasse no PL 

O anúncio sobre a pré-candidatura de Maracanaú acontece poucos dias depois do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes retirar o sigilo de depoimentos colhidos no inquérito que investiga a suspeita de tentativa de golpe de Estado. 

Um dos depoentes é Valdemar Costa Neto. À Polícia Federal, o dirigente nacional do PL alegou ter sido pressionado por Bolsonaro a ingressar com ação no Tribunal Superior Eleitoral questionando o resultado das urnas eletrônicas em 2022, pedindo inclusive a anulação da votação presidencial.

Valdemar Costa Neto disse discordar da hipótese levantada pelo ex-presidente, que acabou sendo derrotado, em outubro de 2022, pelo atual presidente Luís Inácio Lula da Silva. 

Cenário em Maracanaú

Além dos nomes do PL, outras três pré-candidaturas estão colocadas para as eleições municipais de Maracanaú. Roberto Pessoa confirmou que irá tentar a reeleição em 2024. Caso seja eleito, esse será o quarto mandato dele na Prefeitura de Maracanaú. 

Já o PDT lançou a pré-candidatura do deputado estadual Lucinildo Frota (PDT). Ele já foi vereador de Maracanaú e deixou a base aliada ao Governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará em fevereiro após se filiar a legenda pedetista. 

No PT, há um impasse sobre a posição do partido: o deputado estadual Júlio César Filho (PT) lançou pré-candidatura, mas parte do diretório municipal defende apoio a Pessoa. 

Assuntos Relacionados