Às vésperas da campanha, apoio de Luizianne a Evandro é incógnita: 'Não consegui falar com ela'
A ex-prefeita foi a principal concorrente de Evandro pela candidatura petista à Prefeitura de Fortaleza
Faltando poucos dias para a convenção que deve oficializar a candidatura a Prefeitura de Fortaleza, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), ainda não conseguiu conversar com a deputada federal Luizianne Lins (PT). Os dois disputaram internamente pela indicação petista para a eleição de 2024.
"Eu sempre aprendi na minha vida a respeitar os momentos. Eu procurei, não consegui falar com ela. Então, estou dando tempo ao tempo", disse Evandro Leitão nesta quinta-feira (1°), pouco antes da sessão que marca o início do período legislativo na Alece.
Veja também
O nome de Evandro Leitão foi escolhido para a candidatura do PT em abril. O presidente da Alece chegou ao Encontro Municipal com a maioria de delegados do partido — responsáveis pela escolha —, mas ainda com a pré-candidatura de Luizianne colocada na disputa interna.
Minutos antes da definição, a ex-prefeita retirou a pré-candidatura. Ainda assim, os delegados aliados à deputada se abstiveram da votação que referendou o nome de Evandro Leitão. Desde então, Luizianne tem estado ausente das discussões eleitorais na Capital. Ela tem concentrado forças em Caucaia, onde Waldemir Catanho é pré-candidato do PT à Prefeitura.
Lideranças petistas tem reforçado a importância da ex-prefeita na disputa eleitoral de Fortaleza e reforçado o pedido para que ela participe da campanha eleitoral. Em passagem pela capital cearense no começo de julho, a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann afirmou que Luizianne deve ter "senso de estar junto" na campanha de Evandro Leitão.
"Ela com certeza é importante. Aqui, foi prefeita e tenho certeza de que ela vai ter esse senso de estar junto e de responsabilidade no processo da campanha", disse.
Outros apoios
Apesar de não ter conseguido dialogar com a Lins, o presidente da Alece reforçou que o deputado federal Célio Studart (PSD) irá apoiar a sua candidatura. Studart era pré-candidato do PSD em Fortaleza, mas a sigla declinou oficialmente de ter candidatura própria há aproximadamente uma semana.
Em publicação nas redes sociais, a legenda informou que não teria candidatura própria. O anúncio ocorreu em meio a ventilações do nome da deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) para vice. Ela, inclusive, foi confirmada, no dia 29 de julho, como o segundo nome na chapa de Leitão à Prefeitura. Assim, o PSD acabou vencendo a disputa interna do arco de aliança pela indicação da vice da chapa petista. A ex-secretária da Cultura Luisa Cela (PSB) e a vereadora Ana Paula (sem partido, mas estava no PSB) também chegaram a ser ventiladas.
"Eu estive com ele semana passada, quinta-feira, e eu tenho certeza, pelo menos foi assim que ele me disse, que ele virá para a nossa campanha", afirmou o pré-candidato sobre Studart durante coletiva de imprensa nesta quinta, na sessão de reabertura da Alece.
Na ocasião, ele ainda justificou a ausência do senador Cid Gomes (PSB) da sua pré-campanha, mas enfatizou o respeito ao líder.
"O senador Cid, pelo menos até onde eu acompanho, ele tem percorrido muito o interior do Estado do Ceará. E o que eu observo é que ele está trabalhando muito as suas estruturas eleitorais em boa parte do Interior, mas ele é uma liderança importante que nós também escutamos, respeitamos", completou.