Ala governista da União Progressista no Ceará se reúne para definir 'estratégias para 2026'
Encontro aconteceu no mesmo dia em que a parte oposicionista da federação estava com Ciro Gomes.
Deputados estaduais e federais da federação União Progressista, aliados ao governador Elmano de Freitas (PT), se reuniram nesta sexta-feira (16), em Fortaleza. Em pauta, as estratégias para as eleições 2026 – diante da qual, por enquanto, a federação ainda não tem posicionamento fechado para a disputa no Ceará.
Do Partido Progressistas, estiveram presentes na reunião o presidente do estadual do partido, o deputado federal AJ Albuquerque, e o secretário estadual de Cidades e deputado estadual licenciado, Zezinho Albuquerque.
Já do União Brasil, participaram os deputados federais Fernanda Pessoa e Moses Rodrigues e o deputado estadual Firmo Camurça.
O encontro chega no momento em que se especula quem deve assumir a presidência da federação no Ceará. A ala governista defende o nome de Moses Rodrigues. Já a oposição quer garantir o atual presidente do União no Estado, Capitão Wagner.
"Reunião de alinhamento e estratégias para 2026. Um grupo de amigos que buscam um Ceará cada vez melhor", escreveu Fernanda Pessoa, no registro da reunião, publicado nas redes sociais.
Veja também
Reunião com Ciro Gomes
A reunião da ala governista do União Progressista ocorreu no mesmo dia em que o próprio Capitão Wagner, além de parlamentares oposicionistas do União Brasil, estiveram reunidos com Ciro Gomes na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Na ocasião, o ex-ministro disse confiar que o União Brasil irá permanecer na oposição no Ceará, inclusive citando que acredita na "palavra" do presidente nacional do partido, Antônio Rueda.
“É a posição nacional deles de que estão em oposição, em antagonismo, com o PT e com o desastre que o governo representa”, acrescentou, quando indagado sobre qual seria essa palavra.
Articulações governistas
Fernanda Pessoa afirmou que, durante o encontro, o grupo falou com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e disse acreditar que "logo a gente terá boas notícias".
Ela falou ainda sobre a fala de Ciro Gomes, que disse "confiar na palavra" de Rueda para garantir a União Progressistas na oposição. Segundo ela, a declaração é "fake news". "Até o momento, é fake news".
Moses Rodrigues também citou as ligações feitas não apenas a Rueda como também a Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. Segundo ele, há "um alinhamento muito positivo" de que a federação ficará com a base governista, mas não há definição.
A decisão deve ficar para fevereiro, mês que marcará também a formalização da federação a nível nacional. "Precisamos sentar à mesa para que se possa resolver a situação", disse.
Veja também
AJ Albuquerque, por sua vez, disse que "está ficando alinhado para que a gente possa estar apoiando a reeleição do governador Elmano". Citando a perspectiva de que Moses Rodrigues concorra ao Senado, ele considera que o apoio ao petista irá contribuir para "o fortalecimento da federação".
Os três deputados federais participam, nesta sexta, da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbet Gonçalves Santos.
Segundo apurado pelo PontoPoder, ainda existe a perspectiva de novas reuniões dos parlamentares governistas que integra a superfederação, dessa vez com Elmano e com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).