Relatório da OIE pode levar País a outro revés

Escrito por Agência Estado ,

A suspensão do comércio de carne brasileira com a Europa pode ser apenas o primeiro problema enfrentado pelo Brasil este ano com relação à qualidade do produto nacional. Um relatório-bomba está prestes a ser publicado pela Organização Mundial da Saúde Animal (conhecida como OIE), com sede em Paris. As recomendações sobre um país feitas pela entidade servem de base para que governos tomem medidas contra a produção da região.

Fontes em Paris revelaram que um grupo de veterinários da OIE esteve no Brasil, Paraguai e Argentina em dezembro do ano passado para verificar a situação das fronteiras e dos surtos de aftosa nos três países.

O Brasil esperava ser declarado, finalmente, zona livre da doença, depois que em 2006 o surto apareceu em três Estados - São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul - que foram impedidos de comercializar a carne. Mas uma versão preliminar do documento dos veterinários internacionais indica que ainda não há um controle do gado, principalmente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Na prática, isso pode significar a manutenção das restrições comerciais ou até mesmo uma ampliação das medidas para outros Estados hoje livres do problema, como Mato Grosso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.