Rede de Farmácias Pague Menos protocola pedido de abertura de capital na Bolsa

A oferta foi aprovada em assembleia geral extraordinária da companhia na quinta-feira (25)

Escrito por Redação ,

A rede de farmácias Pague Menos protocolou, nesta quinta-feira (25), junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido de registro para a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Conforme fato relevante divulgado pela companhia, a quantidade de ações a serem emitidas e o preço das ações na oferta, a ser realizada no Brasil e no exterior, serão "oportunamente fixados pelo conselho de administração".

A expectativa do mercado é de que a companhia capte cerca de R$ 1,5 bilhão no IPO. "A indicativa é de que eles vão buscar algo em torno de R$ 1,5 bilhão, mas esse valor exato só será definido um pouco mais a frente", diz Raul dos Santos Neto, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef Ceará).

"O trabalho final para deixar tudo 'ok' deve ocorrer até agosto. Então, até lá, a Pague Menos vai sentir o mercado, se a economia está agindo devagar ou não", diz Santos Neto. "Esse valor pode variar um pouco para mais ou para menos, dependendo da posição do fundo General Atlantic e das posições de mercado". O fundo de private equity General Atlantic é um dos acionistas da Pague Menos e poderá vender sua participação no IPO.

O economista Ricardo Coimbra, presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), avalia esse movimento como "extremamente importante para a Pague Menos neste momento em que a gente está saindo de um processo de pandemia, já que as outras grandes empresas do setor já têm o capital aberto”, diz.

Coimbra ressalta ainda o fato do pedido ter ocorrido no momento em que os preços dos ativos negociados em bolsa vem se recuperando, após o tombo em março.

Para o presidente do Corecon-CE, o IPO da Pague Menos fortalece o desenvolvimento da economia do Ceará e mostra o potencial do Estado para grandes empresas de diferentes setores. “Nos últimos anos você teve a abertura de capital de outras empresas cearenses no setor de alimentos, de saúde, educação, e agora no de medicamentos. Isso gera uma perspectiva de que outras empresas do Ceará se organizem e se estruturem para abrir capital”, diz.

Entre as empresas cearenses de capital aberto estão M. Dias Branco e Hapvida, na B3, e a Arco Educação, que é negociada na Nasdaq, nos Estados Unidos.

Registro
A oferta da Pague Menos foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária da companhia realizada na quinta-feira, conjuntamente com a submissão do pedido de listagem na B3. Na ocasião, foi feito o pedido de admissão à negociação e adesão ao segmento especial de listagem do Novo Mercado da B3. A Oferta está sujeita à concessão do registro pela CVM e às condições de mercado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados