Quando é a Black Friday? Veja como aproveitar as promoções da data
Data de ofertas se consolidou em solo brasileiro desde 2010 e atrai consumidores
O fim do mês de novembro sempre vem com uma expectativa, tanto para o comércio no geral como para os consumidores: a famosa Black Friday. Consolidada no Brasil desde 2010, a data marca uma série de promoções, realizadas em lojas físicas e online, que movimenta a temporada de compras antes das festas de fim de ano.
Não é nada incomum que consumidores deixem compras importantes para esta época do ano. Isso porque as promessas de bons descontos e produtos exclusivos se multiplicam em anúncios, enquanto as condições de pagamento também se facilitam. Nessas horas, as perguntas também começam a surgir. Quais os cuidados necessários para aproveitar a Black Friday?
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Quando é a Black Friday?
Essencialmente em novembro, a Black Friday já teve datas diferentes ao longo dos anos. Em 2023, o dia de descontos especiais está programado para o 24 de novembro. O dia é escolhido sempre na última sexta-feira do mês em questão, justamente como ocorre nos Estados Unidos.
A tradição, inclusive, vem de solo norte-americano. Por lá, as grandes ofertas sempre ocorreram após o Dia de Ação de Graças, comemorado na 4ª quinta-feira de novembro. Este ano, por exemplo, a celebração será realizada no dia 23 de novembro.
Em tradução livre, Black Friday significa "sexta-feira negra" e teve origem em um escândalo no mercado de ouro estadunidense em 1869. A reformulação do termo ocorreu entre 1950 e 1960, quando a polícia da Filadélfia usou o termo para se referir ao trânsito intenso nas lojas justamente na sexta-feira após a Ação de Graças.
Quais produtos terão descontos na Black Friday?
A Black Friday não limita os descontos a apenas uma categoria de produtos. Praticamente todos os ramos entram na expectativa e preparam descontos especiais, que podem valer a pena para quem está com alguma compra na mente.
Entretanto, alguns itens parecem mais destacados nesta época. Artigos de informática e eletrônicos, por exemplo, são alguns dos mais procurados, como notebooks, celulares e até videogames.
Além disso, roupas, livros e até acessórios de decoração também enfeitam as vitrines das lojas para chamar atenção sobre os descontos da data.
Quais cuidados tomar na Black Friday?
Segundo o Instituto Brasileiro do Consumidor (Idec), o primeiro passo é pesquisar os preços antes de comprar. Essa medida previne que o consumidor caia em promoções falsas, que visam apenas chamar atenção por conta da data e não pela redução de preço especificamente.
"Visite sites e lojas diferentes com, pelo menos, duas semanas de antecedência e pesquise o preço, as condições de venda e as especificações do produto. Alguns sites e os Procons fazem monitoramento de preço para ajudar os consumidores a escolherem empresas com boa reputação", expõe o Idec.
Outra medida, aponta o instituto, está relacionada aos valores: guarde informações sobre eles. Guardar o folheto de ofertas ou prints com o valor dos produtos antes da data de promoção pode ajudar nessa pesquisa.
Quem fiscaliza as ofertas da Black Friday?
Assim como nos outros meses do ano, os Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) são os responsáveis pela fiscalização do mercado. Ainda conforme o Idec, cabe à instituição monitorar os preços de uma amostra de produtos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado.
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"As infrações podem variar de aplicação de multa até a suspensão temporária da atividade. Já em casos específicos de publicidade, quem fiscaliza é o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar)", complementa o Idec.
Como aproveitar melhor a Black Friday?
Não apenas em novembro, mas o entendimento dos direitos do consumidor pode ser um aliado na hora de fazer boas compras, seja em lojas físicas ou online.
É preciso saber que o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito à informação com especificação correta de qualidade, quantidade, características, composição, preço e riscos de determinados produtos ou serviços.
Por conta do Código de Ética Black Friday, assinado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as lojas devem apresentar informações verdadeiras e claras sobre o desconto, também disponibilizando ao consumidor um serviço de atendimento ao cliente específico para a Black Friday.
Além disso, o consumidor tem o direito de denunciar a maquiagem de preços, trocar produtos com defeito, receber o produto mesmo em caso de cancelamento por falta de estoque e até o direito a se arrepender da compra.