Proteste lança campanha por limite nos juros do cartão de crédito

Para fortalecer a campanha, a Prosteste está estimulando os consumidores a assinarem uma petição no site da associação

Escrito por Redação ,

A Associação de Consumidores Proteste está lançando uma campanha para pedir às autoridades que interrompam o cenário de juros abusivos para o consumidor brasileiro. A iniciativa decorreu principalmente pelos grandes aumentos dos juros sobre os cartões de crédito, como o reajuste de 725% ao ano do Santander Free. 

A proposta solicita a regulamentação de um limite máximo e justo para os juros do rotativo do cartão de crédito. A sugestão é que seja permitida a cobrança de juros no rotativo de até o dobro do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), em termos anuais, e que esta taxa seja revista todo ano. 

Caso essa regra valesse hoje, os juros do rotativo estariam limitados a 21,62% ao ano (2 vezes a taxa CDI, de 10,81% ao ano).

Para fortalecer a campanha, a Prosteste está estimulando os consumidores a assinarem uma petição no site da associação. Além disso, os endividados poderão contar com uma orientação financeira gratuita com os especialistas da Proteste e obter ajuda para sair desta situação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone 0800-701-2838.

A justificativa da Proteste para sugerir esse cálculo leva em conta a definição de que juro é "o custo cobrado pelo empréstimo do dinheiro" e considera que os bancos pegam dinheiro emprestado entre eles usando a taxa do CDI. Desta forma, garante uma remuneração de até 100% do custo de tomada do dinheiro. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.