Minalba lança primeira embalagem em lata com identificação em braille do Brasil

A iniciativa #LataPraTodosVerem busca tornar o mercado de bebidas acessível para pessoas com deficiência visual

Escrito por Redação ,
Embalagem da água mineral Minalba com inscrição em braille
Legenda: Nova embalagem da Minalba Brasil possui identificação em braille na tampa
Foto: Minalba Brasil/Divulgação

As embalagens em lata da Minalba Brasil, empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ), agora possuem inscrição em braille. A ação #LataPraTodosVerem busca tornar a experiência de compra e consumo acessível para pessoas com deficiência visual.

A identificação em braille da água mineral Minalba ficará localizada na parte superior da embalagem, próxima ao anel de alumínio. Através do tato, o consumidor com deficiência visual poderá saber se a água é com ou sem gás.

Atualmente, mais de 6,5 milhões de pessoas possuem deficiência visual no Brasil, de acordo com dados do Censo do IBGE de 2010. Com a iniciativa, a Minalba se torna a primeira empresa de ampla distribuição no mercado de bebidas a ter aplicação de braille em suas latas.

"Fomos pioneiros em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. Também lançamos o primeiro produto social do segmento de bebidas, disponibilizando uma versão especial de Minalba lata em parceria com a Gerando Falcões, e agora lançamos a primeira lata inclusiva. Por meio dessa parceria, mostramos nosso DNA inovador e trabalhamos por uma causa tão importante", declara Aelio Silveira, diretor superintendente da Minalba Brasil. 

Veja também

Embalagem inclusiva

A nova lata com identificação em braille foi criada com auxílio da Ball Corporation, líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio e pioneira na solução de água em lata no Brasil, e contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

"Tivemos o privilégio de contar com o suporte e a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, trabalhando juntos no desenvolvimento de uma solução viável de aplicação do Sistema Braille para a tampa de alumínio das latas e, assim, viabilizando a entrega deste produto, que tem potencial de influenciar um grande movimento de adaptação dentro da cadeia de bebidas”, afirma Fauze Villatoro, Presidente da Ball na América do Sul.

Além do recurso inclusivo, a embalagem em alumínio da Minalba possibilita que a água atinja a temperatura ideal mais rápido, protege a bebida dos raios UV e facilita a logística de transporte.

Toda a linha de latas Minalba será contemplada com a identificação em braille. O produto poderá ser encontrado em todo o território nacional. Os primeiros lotes serão destinados aos camarotes do evento Tomorrowland Brasil 2023, festival de música eletrônica que acontece em Itu, São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de outubro. 

“Estamos muito contentes em fazer parte dessa mudança! O Sistema Braille é uma das formas de garantir a independência e autonomia das pessoas com deficiência visual a um produto tão essencial como é a água mineral. Além disso, o projeto tem um propósito ainda maior, que é sensibilizar empresas desse e de outros segmentos com o tema, contribuindo para uma sociedade cada vez mais inclusiva”, ressalta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados