Meu INSS apresenta instabilidade em meio a notificações de fraudes para aposentados

A partir desta quarta-feira (14), os segurados podem informar se autorizaram ou não as cobranças para dar início ao processo de ressarcimento

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Aplicativo Meu INSS
Legenda: Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O site do Meu INSS apresenta instabilidade na manhã desta quarta-feira (14), data em que aposentados e pensionistas já podem começar a contestar descontos indevidos de entidades associativas em seus benefícios. 

No endereço eletrônico, ao tentar acessar o campo de notificações para reconhecer ou não o desconto, a página informa: "O Meu INSS está em Manutenção. Esperamos voltar em breve". 

Segundo o INSS, as instabilidades no aplicativo podem ocorrer devido ao alto volume de acessos. "O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS", disse a autarquia à Agência Brasil

Site em manutenção
Legenda: Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos
Foto: Arquivo Pessoal

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Devolução de descontos ilegais

Aproximadamente 9,4 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na terça-feira (13) sobre descontos de entidades associativas. A partir desta quarta, os segurados podem informar se autorizaram ou não as cobranças para dar início ao processo de ressarcimento.

O INSS enviou a seguinte mensagem aos beneficiários com descontos identificados:

"Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135."

Mesmo os que não sofreram descontos indevidos estão sendo notificados:

"Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!".

Como funciona o processo de ressarcimento

Ao informar que não autorizou o desconto, o segurado aciona automaticamente uma cobrança à associação responsável, por meio do novo Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA). A associação será notificada e terá 15 dias úteis para:

  • Comprovar o vínculo com o beneficiário;
  • Comprovar a restituição direta do valor ao segurado;
  • Informar se o desconto está vinculado à ação judicial.

Caso a entidade não comprove o vínculo, será obrigada a devolver os valores ao segurado. A restituição será feita por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), enviada pelo sistema. Após o pagamento, o INSS repassará o valor corrigido ao segurado na conta cadastrada para recebimento do benefício.

A devolução está prevista para ocorrer entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Como acessar o Meu INSS

Pelo celular:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo;
  2. No campo de busca, digite Meu INSS;
  3. Clique em Instalar e aceite os termos de uso;
  4. O acesso é feito com a conta gov.br;
  5. Autorize o aplicativo a acessar seus dados.

Pelo computador:

Acesse o site meu.inss.gov.br e entre com sua conta gov.br.

Como identificar descontos indevidos

No Meu INSS, acesse a opção “Histórico de créditos dos beneficiários”. Ali, é possível visualizar os contracheques e identificar cobranças suspeitas, que geralmente aparecem com os seguintes nomes:

  • “Contrib.”;
  • “AASAP”;
  • “Mensalidade”;
  • “Débito”;
  • “Desconto”, seguidos de números ou códigos.

O valor médio dos descontos é de R$ 40,70, podendo chegar até 1% do teto do Regime Geral da Previdência Social, o que corresponde a R$ 81,57 por mês em 2025.

Como cancelar e solicitar devolução

Para cancelar futuros descontos:

O segurado pode excluir a mensalidade diretamente pelo aplicativo ou site.

Para solicitar a devolução dos valores já descontados:

  • Entre em contato com a associação responsável por meio do telefone 0800 (se disponível);
  • Ou envie um e-mail para: acordo.mensalidade@inss.gov.br.

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