Marcas do CE são preferidas

Legenda: Os produtos genuinamente cearenses não deixam nada a desejar, no quesito qualidade, em relação aos concorrentes nacionais
Foto: Thiago Gaspar
Detentor do segundo maior parque de moagem de trigo do País e destaque na produção de massas e biscoitos, a indústria de alimentos e bebidas do Ceará consegue sobressair-se no mercado nacional. É o que mostra a pesquisa Líderes de Vendas, realizada pela consultoria Nielsen para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e divulgada recentemente. Entre 200 categorias de produtos auditados, algumas marcas produzidas no Estado são campeãs de comercialização nas principais redes de supermercado, de Norte a Sul do País. No segmento bebidas, por exemplo, no item água mineral sem gás, a marca Minalba, produzida pelo Grupo Edson Queiroz, ocupa a primeira posição no ranking nacional de vendas. A Indaiá, outra marca do mesmo grupo cearense, figura na segunda colocação. Já a bebida energética Night Power, com pouco tempo de mercado, ocupa o terceiro lugar no ranking de comercialização na Região 1, que abrange os Estados do Nordeste, do Ceará a Bahia.

Cafés e similares

Na cesta de alimentos, no item achocolatado em pó, figura em quarto lugar na Região 1, o produto Claralate, fabricado pela cearense Santa Clara. A mesma empresa ainda aparece no ranking da Abras como destaque na comercialização de cappuccino (a marca 3 Corações é líder nacional e a Santa Clara ocupa a quarta posição no País), café com leite (Santa Clara em 2 º no Brasil), café em pó (4º lugar nacional) e café solúvel (4ª).

Liderança absoluta

É no segmento de massas e biscoitos que o Ceará reforça sua liderança nacional no varejo de alimentos. Nas gôndolas, a segunda marca de biscoito água e sal mais comprada é a Fortaleza, do grupo local M. Dias Branco. Também da marca Fortaleza figura em destaque o biscoito tipo maisena, na 3ª posição nacional.

O Grupo M. Dias Branco também é campeão em vendas nos itens biscoito recheado e waffer, com a marca Richester ocupando, nos dois casos, a terceira posição na Região 1, que engloba os estados nordestino do Ceará até a Bahia.

Já quando o assunto é açúcar cristal, o produto beneficiado pela também cearense Alteza fica na terceira posição na região Nordeste.

Outro fabricante cearense líder em comercialização é a J. Macêdo Alimentos. Produtos da companhia, com a marca Dona Benta, são destaques nacionais em farinha de trigo (1º

lugar) e fermento químico (3ª posição). A marca Sol, do mesmo fabricante, ficou em 3ª lugar no ranking de gelatinas.

Qualidade

Para o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Aníbal Feijó, os produtos genuinamente cearenses não deixam nada a desejar, no quesito qualidade. ´Tanto que o varejo local dá preferência aos fabricantes da terra, com destaque para as linhas de massas, biscoitos, temperos, sucos e água mineral´.

No segmento de massas, os destaques cearenses são as marcas do grupo M. Dias Branco e J. Macêdo. No primeiro caso, a linha Adria figura na terceira posição nacional. Já a Petibon, fica em quinto. Também da J. Macêdo, as marcas Dona Benta e Sol são campeãs no segmento de mistura para bolos. Conforme Feijó, o Ceará também desponta como bom fornecedor regional de itens de limpeza e higiene. (SC)
Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios