Instituto oferece mais de 1.400 vagas para cursos profissionalizantes em Fortaleza

Destinados a jovens egressos de escolas públicas, os cursos pretendem capacitar os participantes para ingressar no mercado de trabalho

Escrito por Redação ,
Curso online
Legenda: Cursos serão de forma online e garantem certificado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 1.400 vagas estão disponíveis para 20 cursos profissionalizantes e oficinas em Fortaleza. Oferecidos pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), os cursos são gratuitos e destinados a capacitar jovens estudantes ou egressos da rede pública de ensino, que moram em Fortalezade, e que tenham 16 a 24 anos. O objetivo é preparar esses jovens para ingresso no mercado de trabalho.

As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (12), pelo formulário online , sendo possível participar de mais de uma atividade, conforme disponibilidade de vagas, que são limitadas com cerca de 20 inscritos por turma. Todos os cursos e oficinas contam com certificação.

Os cursos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac) são de Recepcionista, Vendedor e Operador de Caixa, de carga horária de 160h/a cada turma e previsão de início no mês de setembro, com aulas diárias, de segunda a sexta-feira. Ao todo são disponibilizadas 120 vagas, divididas em duas turmas para cada curso.

Oficinas
Já as oficinas, têm carga horária de até 28h/a. Voltadas para a empregabilidade são disponibilizadas formações com orientação sobre profissão e carreira, gênero textual, matemática financeira e apresentação pessoal no mercado de trabalho. O estímulo ao empreendedorismo e geração de renda também são foco de cursos de fotografia para as redes sociais direcionadas às vendas, ferramentas de marketing digital, desenvolvimento de aplicativos pelo celular, programação e games. 

Para contribuir com a preparação para o Enem, os participantes encontram oficinas com ferramentas de organização da rotina de estudos, sobre leitura e interpretação de textos em inglês e espanhol. Formações com foco na criatividade, habilidades e programação, comunicação e escrita estão ainda entre os cursos rápidos oferecidos.

Com a iniciativa, o Instituto JCPM, que já trabalha com os jovens que residentes nas comunidades do entorno dos shoppings RioMar Fortaleza e Riomar Kennedy, pretende contribuir com a qualificação profissional e o desenvolvimento sociocultural dos jovens, transformando histórias e gerando oportunidades. 

Serviço:
Inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitos no IJCPM
Quando: a partir de 12 de agosto, até o preenchimento das vagas
Onde: formulário online
Perfil: jovens de 16 a 24 anos, moradores de Fortaleza, estudantes ou egressos de escola pública
Valor: Gratuito

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.