Incêndio pode reduzir produção de petróleo do Canadá em até 25%

Situação deve causar impacto econômico no país, que já vem sendo afetado pela redução nos preços das commodity nos últimos anos

Escrito por Redação Diário do Nordeste/Estadão Conteúdo ,

O incêndio em grande escala que vem assolando a província de Alberta, no Canadá, pode resultar em uma redução de até 25% na produção de petróleo do país. A situação deve causar impacto econômico no Canadá, que já vem sendo afetado pela redução nos preços da commodity nos últimos anos.

O governo de Alberta disse que o incêndio deve continuar crescendo por conta das altas temperaturas, clima seco e fortes ventos. Chad Morrison, gerente de prevenção de incêndios de Alberta, afirmou que não é incomum que incêndios dessa proporção em áreas de floresta durem por meses. 

Oficiais esperavam completar a evacuação em massa de Fort McMurray no sábado (7). Milhares de moradores foram levados da região e nenhuma morte ou ferimento foi reportada. Cerca de 12 mil pessoas foram retiradas da região das minas por meio de transporte aéreo nos últimos dois dias e aproximadamente 7 mil deixaram o local em comboios por terra escoltados pela polícia. 

A polícia informou que muitas partes de Fort McMurray estão queimadas e sob forte fumaça, o que reduz a visibilidade. As equipes usam máscaras para verificar se as casas estão mesmo vazias.

Mais de 80 mil pessoas já abandonaram Fort McMurray, no coração da região de areia betuminosa. O incêndio já destruiu 1,6 mil casas e outros prédios. Não há previsão para o retorno dos residentes ao local.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.