Classe C domina consumo no Ceará

Escrito por Redação ,
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Pesquisa da Target Marketing mostra que, em 2009, a classe C vai responder por 43,4% do consumo cearense

Ela já era a maioria na população e agora domina também nas compras. A classe C, composta pelos domicílios com renda mensal entre R$ 950 (C2) e R$ 1.400 (C1), será responsável por 43,4% do consumo cearense em 2009, contra 36,4% do ano passado. Isso representa um montante de R$ 21,8 bilhões, conforme indica o IPC-Target do Brasil em Foco 2009, da Target Marketing. O avanço é de 31,3% em relação aos R$ 16,6 bilhões em 2008. Para se ter uma idéia, o aumento no Ceará foi de 9%, se consideradas todas as classes sociais.

Segundo Marcos Pazzini, diretor da Target Marketing, marcam os dados da pesquisa em 2009 a consolidação do Nordeste como o segundo maior mercado consumidor do País e a interrupção do processo de migração social positiva. ´Nos últimos anos, estava havendo uma migração da classe D para a C e da classe C para B. Esse ano, isso foi interrompido, porque a classe B mandou gente de volta´, explica. No Ceará, a classe C representava 51,3% da população no ano passado, mas cresceu e agora é 55,2%.

Para essas 934.352 famílias, as maiores despesas serão com manutenção do lar e alimentação no domicílio. O primeiro não leva em conta gastos com compra e reforma de imóvel, mas inclui aluguel, impostos e taxas de luz e água, e deve levar R$ 5 bilhões — montante 31,5% superior a 2008. O segundo, outros R$ 4,9 bilhões (+ 32,4%). Para a alimentação fora de casa, serão R$ 971 milhões (+ 31,2%). Os transportes urbanos consumirão fatia significativa, de R$ 954,7 milhões (+ 30,2%).

Ritmo menor no País

No Brasil, 48,4% da população está na classe C — 22,6 milhões de domicílios com potencial de consumo de R$ 532,8 bilhões. Mas a representatividade e o avanço no consumo é bem menor do que no Ceará: 30,1% em 2009, contra 27,3% do ano passado. Para a Target Marketing, um dos motivos para esse crescimento no potencial da classe C é o fato de que ainda há mobilidade social nas áreas urbanas, com crescimento nessa população.

MÔNICA LUCAS
Repórter

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