593 mil cearenses enviaram a declaração do IR até o momento

Segundo dados preliminares da Receita Federal, apenas 2,8% das 610 mil declarações previstas para o Estado ainda não foram entregues

Escrito por Áquila Leite ,
A Receita Federal tem registrado, nesta quinta-feira, um forte movimento no sistema responsável pelo recebimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (ano base 2014), já que hoje é o último dia para que os constribuintes prestem contas com o Fisco sem serem multados. De acordo com dados preliminares do órgão, 593 mil pessoas já enviaram o documento no Ceará, o que corresponde a 97,2% das 610 mil declarações esperadas para este ano no Estado. 
 
Conforme a Receita, a previsão é que, até o fim do dia, praticamente todos os contribuintes cearenses prestem suas contas com o leão. "Se não chegar ao número completo, ficará bem perto disso", afirma o assessor da Receita na 3ª Região Fiscal, Vitor Casimiro. No País, até às 17h20, 26,7 milhões de declarações já haviam sido enviadas.
 
Multa
 
Quem não enviar a declaração do Imposto de Renda até às 23h59 desta quinta-feira terá que arcar com multa de 1% por mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, ainda que integralmente pago. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo de 20% do imposto devido. Se o contribuinte perder o prazo, só poderá declarar a partir do dia 4 de maio.
 
Especialistas recomendam que aqueles que não conseguiram reunir todas as informações para o preenchimento da declaração envie o documento incompleto, como forma de evitar a multa. Isso porque, posteriormente, o contribuinte pode fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.