“Perdi dois pais nessa tragédia”, lamenta filho de pescador desaparecido em lancha sepultado no CE

Renato Marcolino é filho de Wilson dos Santos e afilhado de Domingos de Souza, dono da embarcação, também vítima do acidente

Escrito por Redação , metro@svm.com.br

lancha o maestro
Legenda: Domingos aparece na foto de bermuda e camisa branca; Wilson está de bermuda azul, camiseta verde e chapéu ao centro
Foto: Arquivo pessoal

Após o sepultamento de Wilson dos Santos na manhã desta quarta-feira (10), no Cemitério da Praia de Guajiru, no Trairi, o filho do pescador, Renato Marcolino, lamentou as múltiplas perdas causadas pelo acidente envolvendo a lancha ‘O Maestro’. Além de perder o pai, ele terá que se despedir do padrinho de batismo, Domingos de Souza, um dos donos da embarcação, que também morreu no acidente.

“Eu perdi dois pais nessa tragédia, infelizmente. O legado que deixam é que a gente precisa valorizar a família, a terra e não querer nada dos outros, mas o maior mesmo foi a amizade, principalmente a que ele teve com o Domingos. Ele fez essa viagem através da amizade”, lembra. 

Renato desembarcou no Rio de Janeiro no último sábado (6) para reconhecer o corpo do pai no Instituto Médico Legal (IML) em Macaé. Após os trâmites burocráticos para o translado, ele retornou ao Ceará na noite dessa terça-feira (9), seguindo para o Trairi. O velório do pescador reuniu familiares e amigos, incluindo entes de Domingos. 

“Nós tínhamos uma relação muito, muito forte. Estavam aqui a família, uma ex-esposa e a filha dele. O outro filho está no Rio de Janeiro resolvendo o translado do pai”, disse Renato.

Veja também

Acidente

Wilson dos Santos viajou ao Rio de Janeiro, de onde seguiu para Fortaleza com outros quatro tripulantes, a convite do próprio Domingos. O grupo regressava ao Ceará em alto mar, no último dia 29 de janeiro, quando uma suposta falha na lancha a fez desaparecer nas proximidades do Farol de São Tomé, no Litoral Norte da capital fluminense. 

Ao lado de Wilson e Domingos, estavam na embarcação Ricardo Kirts, outro proprietário da lancha; o mecânico náutico Cláudio Vieira e o comandante da operação Guilherme Ambrósio. 

Segundo o 1º Comando Naval da Marinha do Brasil, um quinto corpo foi localizado nessa terça-feira (9), décimo dia consecutivo de buscas, a cerca de 35 km a sudeste do Farol de Cabo Frio. Os dois primeiros foram encontrados na quinta-feira (4), enquanto os outros dois, no último sábado (6). 

As causas responsabilidades do acidente serão apuradas por intermédio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) conduzido pela Marinha. 

Concluído o IAFN e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote providências devidas, conforme a Marinha do Brasil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados