Corpo é encontrado na área de buscas onde lancha com grupo de amigos desapareceu

Este é o quinto corpo encontrado na área em que lancha 'O Maestro' sumiu a caminho de Fortaleza

Escrito por Redação ,
Corpo é encontrado na área de buscas onde lancha com grupo de amigos desapareceu
Legenda: As causas e responsabilidades do acidente, sob o ponto de vista da Autoridade Marítima, serão apuradas, informou a instituição
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil informou que, nesta terça-feira (9), um corpo foi encontrado na área de buscas onde a lancha com grupo de cinco amigos desapareceu, no Rio de Janeiro. Eles partiram no dia 26 de janeiro a caminho de Fortaleza, mas desapareceram no dia 29. A viagem deveria durar de 15 a 20 dias.

De acordo com a Marinha, o corpo encontrado pelo Navio-Patrulha Oceânico "Amazonas" está em deslocamento para a Enseada do Forno, em Arraial do Cabo, para translado e identificação

Veja também

Outros quatro corpos já foram localizados pela Marinha na área de buscas. Nesta segunda-feira (8), a família de Domingos Sávio constatou, através de impressão digital, que um dos corpos encontrados no mar do Rio de Janeiro é do empresário cearense. 

Cláudio Vieira, de 52 anos, é o único tripulante da lancha "O Maestro" ainda desaparecido. A família se organizou para oferecer recompensa de R$ 5 mil para quem encontrar o mecânico náutico. A mensagem com a oferta financeira começou a ser divulgada nesta terça em grupos de pescadores. 

Além de Cláudio, estavam na lancha Guilherme Ambrósio (comandante); Wilson dos Santos (pescador); Ricardo Kirts e Domingos de Souza, donos do transporte. Todos já foram encontrados pelo 1º Comando Naval da Marinha do Brasil e tiveram os corpos reconhecidos pelas famílias.

Investigação do acidente

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas por intermédio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) conduzido pela Marinha. 

Concluído o IAFN e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote providências devidas, conforme a Marinha do Brasil.

Veja também

Em nota oficial divulgada na noite dessa segunda-feira (8), nono dia consecutivo de buscas, a Marinha do Brasil informou que um objeto "supostamente relacionado à embarcação" foi encontrado a cerca de 7,5 milhas náuticas (ou 14 km) do Farol de São Tomé. 

Entenda o caso

Os cinco amigos desapareceram em alto-mar no dia 29 de janeiro, três dias após saírem da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, com destino à Vitória, no Espírito Santo, onde seria outro ponto de abastecimento. Contudo, no dia 28 de janeiro, o motor da lancha já havia apresentado problema técnico, o que obrigou o grupo a parar na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, e consertar a falha. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.