Estatueta de Filme Internacional ficará com diretor Walter Sales; entenda
'Ainda Estou Aqui' ganhou o primeiro Oscar do Brasil

O Oscar conquistado por "Ainda Estou Aqui", o primeiro da história do cinema brasileiro, ficará com o diretor do longa, Walter Salles.
ERRAMOS (Atualização feita no dia 5 de março às 15h50): Na primeira versão desta matéria, o Diário do Nordeste havia informado que a estatueta não ficaria sob posse do diretor e seria enviada ao Brasil. Entretanto, segundo o regulamento do Oscar, a premiação de Melhor Filme Internacional destina a estatueta ao filme, sendo “aceita pelo diretor em nome dos talentos criativos do filme". Exatamente por esse motivo, Salles subiu ao palco para receber o troféu e fez discurso de agradecimento.
O regulamento também pontua que, "para fins do Oscar, o país será creditado como indicado". No IMDB, por exemplo, Salles e os demais diretores de outros filmes vencedores dessa categoria não aparecem como ganhadores do Oscar, mas sim o país em questão.
Segundo o ministério da Cultura, o destino da estatueta é definido pelos realizadores do longa. Neste caso, segundo o produtor Rodrigo Teixeira, ela ficará oficialmente com Walter Salles.
O longa nacional venceu o prêmio de melhor filme internacional no Oscar 2025, neste domingo (2), em Los Angeles (EUA). O filme concorreu com as produções: 'A Garota da Agulha', 'Emilia Pérez', 'A Semente do Fruto Sagrado', e 'Flow'.
O diretor Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva e às atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
"Em nome do cinema brasileiro, é uma honra receber esse prêmio. Eu dedico esse prêmio a uma mulher que, depois de uma perda durante um regime autoritário, decidiu não se curvar", afirmou o cineasta.
Veja também
Sucesso da crítica especializada
Com uma trajetória de reconhecimento do público, da crítica especializada e das premiações, o longa foi um dos destaques da temporada de premiações, chegando a três indicações ao Oscar.
Além da vitória em Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” ainda concorreu nas categorias de Melhor Atriz, na qual Fernanda disputou o prêmio, e de Melhor Filme.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias