Carnaval 2024: veja como foi o primeiro dia de desfiles das escolas de samba de SP

No primeiro dia, sete agremiações desfilaram no Sambódromo, em São Paulo, entre a noite de sexta (9) e a manhã de sábado (10)

Escrito por Redação ,
Legenda: Mancha Verde teve carro alegórico de abelha, trazendo o orixá Ocô. A escola cantou o homem do campo no Carnaval 2024
Foto: Nelson Almeida/AFP

Sete escolas do Grupo Especial desfilaram no Sambódromo no primeiro dia de Carnaval em São Paulo. Os desfiles começaram na noite da última sexta-feira (9) e seguiram até a manhã deste sábado (10). Entre os destaques estão os enredos sobre a África e a negritude.

Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro foram as escolas do Grupo Especial que desfilaram no primeiro dia.

Veja também

A Camisa Verde e Branco abriu a sexta-feira, retornando ao Grupo Especial de São Paulo após 12 anos. A escola, que foi vice-campeã do Grupo de Acesso em 2023, cantou um enredo sobre Oxóssi, seu orixá padroeiro.

Legenda: Camisa Verde e Branca no primeiro dia de Carnaval 2024 no Sambódromo, em São Paulo
Foto: Nelson Almeida/AFP

O enredo foi uma promessa que a escola tinha feito caso voltasse à divisão principal do Carnaval de São Paulo.

A Barroca Zona Sul contou com um enredo que celebra os 50 anos da escola. A agremiação carregou as cores verde e rosa pela avenida, em alusão à Estação Primeira de Mangueira, madrinha da Barroca Zona Sul.

Reis e rainhas da África

A Dragões da Real fez uma homenagem aos reis e rainhas da África, narrando a lenda do continente com 33 integrantes que se revezavam na avenida. No abre-alas, dois rinocerontes "puxavam" o carro.

Legenda: Dragões da Real no primeiro dia de Carnaval 2024 no Sambódromo, em São Paulo
Foto: Nelson Almeida/AFP

A Independente Tricolor foi a quarta escola a desfilar, com um enredo que falava da força da mulher preta. A agremiação fez uma homenagem às guerreiras Agojie, que formaram o único exército feminino da história.

A Acadêmicos do Tatuapé trouxe em seu enredo a história, a culinária, a natureza e o carnaval da cidade baiana de Mata de São João. Um dos pontos altos foi a apresentação da princesa de bateria Talita Guastelli, que desfilou de sapatilhas e atravessou a avenida na ponta dos pés.

Legenda: Acadêmicos do Tatuapé no primeiro dia de Carnaval 2024 no Sambódromo, em São Paulo
Foto: Nelson Almeida

Homem do campo

Vice-campeã em 2023, a Mancha Verde cantou sobre o homem do campo no Carnaval 2024, pedindo por uma divisão mais justa dos alimentos para o fim da fome. A atriz Viviane Araújo desfilou com fantasia de cantora de moda de viola.

A Rosas de Ouro foi a última escola a entrar na avenida e falou dos 70 anos do Parque Ibirapuera. A comissão de frente trouxe uma homenagem à família da cantora Rita Lee.

Neste sábado, mais sete escolas do Grupo Especial desfilam em São Paulo: Vai-Vai; Tom Maior; Mocidade Alegre; Gaviões da Fiel; Águia de Ouro; Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.