No Dia da Alfabetização, Fortaleza retoma aulas presenciais com desafio de garantir letramento

Escolas da rede pública municipal estavam fechadas há 18 meses e reabriram hoje, em modelo escalonado, para alunos do ensino infantil

Legenda: Perda de interação com outras crianças e com professores impactou processo de alfabetização
Foto: Helene Santos

O ensino remoto tem sido solução para manter os estudos de grande parte dos alunos do Ceará, durante a pandemia, mas um processo importante e básico não é alcançado de forma plena por meio das telas: a alfabetização das crianças.

A primeira fase de retomada das aulas presenciais municipais de Fortaleza iniciou nesta quarta-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, com retorno das turmas de infantil 3, 4 e 5, além dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Maria José Barbosa, doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), aponta que o foco do retorno deve ser o acolhimento, já que o principal dano desse longo período de afastamento das crianças do ambiente escolar foi justamente a perda da interação.

O ensino na educação infantil tem como principal eixo a interação e brincadeira, o que é difícil de ocorrer no ensino remoto. Isso influencia o desenvolvimento de vivências com as diversas linguagens, dentre elas a escrita, em situações de leitura e escrita propostas pelas professoras.
Maria José Barbosa
Professora e pesquisadora

A professora descreve que o ambiente ideal para um processo de alfabetização pleno é o que promove interação das crianças entre si e com professores, o que foi proporcionado, em certo nível, pelas aulas online – às quais, porém, nem todos tiveram acesso.

“Ficou visível, em diversas pesquisas, que muitas crianças de classes populares não tiveram momentos virtuais com professores, devido à falta de recursos tecnológicos, como aparelhos, pacote de dados, internet”, observa Maria José.

76,5%
das crianças estudantes do Ceará estavam matriculadas na rede pública, em 2020, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021.

Atraso na alfabetização

O retardo na alfabetização, potencializado pela pandemia, repercute em toda a vida escolar. Para Ana Thays, 8, o distanciamento fez o processo de letramento “regredir bastante”, como descreve a mãe, Camila Almeida, 37. A menina precisou repetir a série que cursava em 2020.

“Minha filha faz hoje o 1º ano do fundamental, mas ela deveria estar no 3º ano. Devido à pandemia, ela se atrasou mais ainda, e regrediu bastante em relação à alfabetização. Ela não sabia ler, e com o distanciamento da escola, ficou mais difícil”, afirma.

Camila justifica que, por ter outra filha pequena, precisou “se desdobrar” para acompanhar Ana Thays nos estudos. “Com toda essa turbulência, a leitura e aprendizado dela foram se complicando. Agora que voltou à escola, está se adaptando e enfim está lendo”, revela.

Veja também

Seja na rede pública, seja na privada, os prejuízos preocupam um estado que vinha em constante avanço dos indicadores educacionais, principalmente quanto ao letramento. Em 2019, o Ceará alcançou o melhor resultado do Brasil em alfabetização no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

No mesmo ano, 44,2% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental do Ceará atingiram os três níveis mais altos de proficiência em língua portuguesa, numa escala de 1 a 9. Outros 47,3% ficaram nos níveis 4 a 6, e 8,4% tiveram baixo desempenho (níveis 1 a 3). Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021.

87,9%
dos cearenses de 15 ou mais foram considerados alfabetizados em 2020.

Ticiana Santiago, psicopedagoga e doutora em Educação, pontua que é preciso “investir em metodologias que sejam significativas para cada contexto e localidade”, sempre inserindo a família na rotina de ensino e aprendizado as crianças.

Isso porque, como ela explica, “o processo de alfabetização vai além das letras e composição de frases”, e será necessário considerar e valorizar as experiências “fortes e desafiadoras” que as famílias viveram durante a pandemia.

Retorno às salas de aula

Na próxima semana, serão incluídas no retorno às escolas as turmas de infantil 1 e 2, e os alunos matriculados nos 3º, 4º e 5º anos do fundamental, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Todas as turmas retornarão com 50% da capacidade.

A SME garante que “todas as escolas foram analisadas e passaram ou estão passando por adequação da estrutura, de acordo com o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19”, incluindo “instalação de lavatórios e abertura de passagem e melhor circulação de ar”.

Ainda conforme a Prefeitura de Fortaleza, os casos suspeitos e positivos de coronavírus na rede municipal de ensino serão monitorados, para que haja o rastreamento de quem teve contato e bloqueio da disseminação da doença. O uso de máscaras e outros EPIs é obrigatório.

Por que começar pela educação infantil?

Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, salienta que “a educação infantil é uma etapa de estruturação de até 90% do cérebro”, e que a escola “é o espaço fundamental pra que isso aconteça em plenitude”. “Quando se está há 1 ano e meio sem escola, se tira essa possibilidade das crianças”, completa.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Rui Aguiar, chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Fortaleza, também destacou que o retorno da educação infantil “é super prioritário”, visto que “as crianças de 4 a 5 anos já perderam 75% das possibilidades de acesso”.

Veja também

Isso porque a fase obrigatória de educação infantil no Brasil possui quatro semestres, ou seja, dois anos, dos quais 1 ano e meio já foi “perdido” em meio ao ensino distante imposto pela pandemia.

É preciso então, segundo Rui, “garantir a elas pelo menos seis meses de vivência da educação infantil presencial”, que “faz a diferença e permite uma criança voltar a ter um ritmo”.

Início da volta às aulas

Aferição de temperatura ao entrar nas escolas, higienização constante das mãos com álcool, uso de máscara de proteção, distanciamento entre alunos e professores marcaram o retorno às aulas em Fortaleza nesta quarta-feira.

Retorno às aulas presenciais em Fortaleza
Legenda: Estudantes passam por processo de higienização de pés e mãos ao chegar na escola municipal Madre Teresa De Calcutá, bairro de Fátima
Foto: Fabiane de Paula

Assegurar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária são a principal ferramenta de combate ao coronavírus na nova fase de volta aos encontros presenciais.

Retorno às aulas presenciais em Fortaleza
Legenda: Alunos e professores mantém distanciamento durante retorno às aulas presenciais
Foto: Fabiane de Paula

Retorno às aulas presenciais em Fortaleza
Legenda: Primeira fase de retomada engloba turmas de infantil 3, 4 e 5, além dos 1º e 2º anos do ensino fundamental
Foto: Fabiane de Paula