Enem 2020: estudante chega às 8h para “espalhar” positividade antes da abertura dos portões

Primeiros estudantes a chegar no local de prova relatam suas trajetórias para Enem 2020, assim como expectativas para vestibular no cenário da pandemia

Legenda: Conciliando estágio e aulas remotas, Carlos Emanoel Abreu Oliveira, 19 anos, se sente confiante para a realização do Enem 2020
Foto: Marina Alves

Com previsão de início de prova às 13h30 e término às 19h, os portões dos locais selecionados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão abertos às 11h30. Porém, o estagiário de corretor de imóveis, Carlos Emanoel Abreu Oliveira, 19 anos, decidiu chegar mais cedo, às 8h, para poder “espalhar positividade” enquanto aguarda pela abertura dos portões na Universidade Estadual do Ceará (UECE). “É algo muito bom mentalmente, você pode alegrar as pessoas e espalhar positividade”, diz.

> Acompanhe todas as notícias sobre o Enem 2020

Além disso, também acredita que a chegada antecipada afeta a questão psicológica: “você se sente mais seguro”. No momento, ainda se encontra incerto quanto ao curso a ser escolhido, com dúvida entre Direito, Medicina e Contabilidade, acredita que o mais importante é não parar. “Tem que trabalhar e estudar”. Durante este ano de preparação para o Enem 2020, precisou conciliar seu estágio com as aulas à distância

“Estou me sentindo confiante, porque eu tenho uma boa base no ensino médio. E mesmo a gente não tendo muito conhecimento, um fator determinante é autoconfiança. Faz toda a diferença”, relata. 

Legenda: Motivado a cursar veterinária, o porteiro Janderson Ramos Santana, 27 anos, irá cursar o Enem 2020 após um ano de preparação para o vestibular
Foto: Natali Carvalho

No Colégio Estadual Liceu do Ceará, o porteiro Janderson Ramos Santana, 27 anos, foi o primeiro candidato a chegar no local. Morador do Pirambu, deseja cursar Medicina Veterinária. Para ele, o cenário da pandemia foi positivo por possibilitar mais tempo de estudo em casa.

Veja também

“Estudar para o Enem foi mais fácil do que nos outros anos. Aproveitei para estudar, revisar os conteúdos das provas passadas. Foi tranquilo”, compartilha. Durante o seu período de preparação, apesar de não ter tido aulas em cursinhos ou escolas preparatórias, acompanhou conteúdos do Enem e assistiu às videoaulas gratuitas disponibilizadas na internet. 

Persistência

No Colégio Ari de Sá, localizado na Avenida Washington Soares, a estudante Mariana Alves, 19 anos, foi a primeira a chegar nos portões de espera. Por conta da pandemia e dos receios gerados com todas as mudanças, a jovem considerou desistir do Enem até a noite anterior. Porém, o desejo de ingressar no curso de jornalismo, assim como a preparação realizada ao longo de todo o ano a motivou a realizar a prova. 

“Você deve tentar, você já passou um mês inteiro estudando para aquilo, por mais que queira desistir, você tem aquele objetivo, tem que correr atrás, porque ele não vai chegar para você do nada. Você tem que correr atrás dos seus objetivos e nunca desistir”, finaliza.

Quantidade

Ao todo, o Ceará contabiliza 322.581 candidatos confirmados na edição, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova. O perfil predominante de candidatos ao Ensino Superior no Estado é de mulheres (55,8%), pessoas pardas (65,8%), com o Ensino Médio concluído (51,5%) e na faixa etária entre 16 e 20 anos (57%).  

Além disso, neste ano, a Operação Enem 2020, da SSPDS, contará com 640 profissionais de segurança nos próximos dias 17 e 24 de janeiro, datas da prova tradicional impressa. Contudo, 30 locais de transferência de prova já começaram a receber os malotes, no início da manhã de sexta-feira (15).