A brincadeira ensina de forma lúdica os limites do corpo e pode ajudar a combater assédio
Você conhece o “Semáforo do Toque”? O jogo tem viralizado nas redes sociais e sido bastante recomendado por especialistas para abordar noções de autoproteção com crianças.
A brincadeira é simples: com a supervisão de adultos de confiança, a criança deve marcar de verde, vermelho ou amarelo — em alusão ao semáforo de trânsito — os locais do corpo dela em que outras pessoas podem e não podem tocar. Isso é importante, inclusive, para que ela aprenda a respeitar os limites do próprio corpo e do corpo do outro.
Durante o jogo, é importante que os adultos expliquem às crianças a diferença entre toques carinhosos em lugares permitidos e toques invasivos em lugares não permitidos.
“A gente precisa pensar num trabalho preventivo. Quanto mais conversar sobre, mais a gente vai conseguir com que crianças e adolescentes tenham mais noção do que são os corpos e como pode ser o acesso a eles em relação a carinho e a assédio. Ainda está muito confuso isso”, orienta a psicóloga e pedagoga Eveline Câmara.
A ginecologista e obstetra Aline Veras complementa que utilizar a ludicidade para ensinar às crianças sobre autoproteção é importante porque “qualquer toque que faça a criança se sentir desconfortável, é importante que ela conte, converse, dialogue com um adulto de confiança”.
O EducaLab disponibiliza o jogo “Semáforo do Toque” para download. É só clicar na imagem acima.