Centro de Educação Infantil Dona Raimunda Olga Monte Barroso é inaugurado em Sobral

Escola tem capacidade para 208 crianças e leva o nome de Olga Monte Barroso, figura feminina importante na política cearense

solenidade de inauguração do CEI Dona Raimunda Olga Monte Barroso. Na foto estão Onélia Santana, Izolda Cela, Igor Queiroz Barroso e Ivo Gomes
Legenda: Inauguração contou com a presença do neto de Olga Barroso, o empresário Igor Queiroz Barroso, além de Onélia Santana, Izolda Cela Ivo Gomes
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Com capacidade para atender até 208 crianças entre zero e 5 anos, foi inaugurado em Sobral (Região Norte), nesta terça-feira (10), o Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Raimunda Olga Monte Barroso. A entrega do equipamento foi realizada pelo Governo do Ceará e pela Prefeitura do município. 

A escola foi nomeada em homenagem a Olga Monte Barroso, sobralense e uma das primeiras mulheres no Ceará a ter forte atuação na política. O marido dela, Parsifal Barroso, exerceu mandatos como deputado estadual, deputado federal, senador, ministro e governador do Estado.

O empresário Igor Queiroz Barroso, neto de Olga, esteve presente na solenidade e falou sobre a importância de avó para o Ceará. 

"Sou grato pela lembrança do nome de minha avó. Uma mulher polivalente e fantástica, que fazia questão de reunir a família, trazendo filhos do exterior e outras cidades para celebrar o Natal na Serra da Meruoca, para dar importância às raízes dela", comentou Igor. 

Entrada do CEI Olga Monte Barroso, em Sobral
Legenda: Escola fica no bairro Campos Velhos, em Sobral
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Papel social e político de Olga Barroso

Igor Queiroz pontuou o senso de família que Olga tinha, "que quando um filho ou neto estava resfriado, ela mesma aplicava a vacina". O empresário ainda destacou o papel da cearense na carreira do marido.

"Ela alavancou estratosfericamente a carreira de Parsifal Barroso, que foi deputado, senador, ministro do JK [Juscelino Kubitschek] e ajudou a construir Brasília. Depois foi governador do Ceará, e sempre teve com ele Olga Monte Barroso", declarou durante a solenidade. 

Avanços na Educação Infantil 

A construção desse novo CEI em Sobral é parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, que esteve presente na inauguração nesta terça.

O momento também contou com a presença da vice-governadora cearense Izolda Cela, além do prefeito de Sobral, Ivo Gomes. 

Criança em sala de aula do CEI Olga Monte Barroso
Legenda: Serão atendidas na escola crianças de 0 a 5 anos
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Izolda definiu o momento como gratificante e afirmou que a entrega de equipamentos para crianças é "um compromisso muito forte do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia". 

"É sempre uma alegria nossa participar desses momentos, para trazer para essas crianças a garantia de uma educação em um local bacana, bem estruturado, confortável e seguro. É muito bom ter a segurança de que aqui vai ser realizado um trabalho bem feito", pontuou a vice-governadora. 

Igor Queiroz Barroso agradeceu às autoridades presentes pela preocupação com a Educação Infantil. "As autoridades estão imbuídas da importância da Educação Infantil, que é o primeiro passo. É a fundação".

Enquanto isso, Ivo Gomes ressaltou a importância de dar atenção às crianças no local. "Muito mais importante do que o dinheiro ou a estrutura do prédio, é a atenção que se deve dar a essa faixa etária de 0 a 5 anos de idade, que é a mais importante da vida de uma pessoa. É justamente de 0 a 3 anos quando são formadas as ligações neurológicas no cérebro", disse ao reforçar como o contato direto com as crianças é fundamental.

Estrutura e investimento

O CEI Dona Raimunda Olga Monte Barroso é localizado no bairro Campos Velhos. Instituição é composta por quatro salas de aula, berçário, dormitório, fraldário, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, depósito de limpeza, área de serviço, vestiário, diretoria, recepção e parque infantil.

Sala de aula do CEI Olga Monte Barroso
Legenda: Instituição tem capacidade para 208 alunos
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Foram investidos R$ 1,6 milhão pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Sobral foi responsável pela construção e pela aquisição de mobiliário e equipamentos para o espaço educativo. 

 

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab