Centro de Educação Infantil Dona Raimunda Olga Monte Barroso é inaugurado em Sobral

Escola tem capacidade para 208 crianças e leva o nome de Olga Monte Barroso, figura feminina importante na política cearense

Legenda: Inauguração contou com a presença do neto de Olga Barroso, o empresário Igor Queiroz Barroso, além de Onélia Santana, Izolda Cela Ivo Gomes
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Com capacidade para atender até 208 crianças entre zero e 5 anos, foi inaugurado em Sobral (Região Norte), nesta terça-feira (10), o Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Raimunda Olga Monte Barroso. A entrega do equipamento foi realizada pelo Governo do Ceará e pela Prefeitura do município. 

A escola foi nomeada em homenagem a Olga Monte Barroso, sobralense e uma das primeiras mulheres no Ceará a ter forte atuação na política. O marido dela, Parsifal Barroso, exerceu mandatos como deputado estadual, deputado federal, senador, ministro e governador do Estado.

Veja também

O empresário Igor Queiroz Barroso, neto de Olga, esteve presente na solenidade e falou sobre a importância de avó para o Ceará. 

"Sou grato pela lembrança do nome de minha avó. Uma mulher polivalente e fantástica, que fazia questão de reunir a família, trazendo filhos do exterior e outras cidades para celebrar o Natal na Serra da Meruoca, para dar importância às raízes dela", comentou Igor. 

Entrada do CEI Olga Monte Barroso, em Sobral
Legenda: Escola fica no bairro Campos Velhos, em Sobral
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Papel social e político de Olga Barroso

Igor Queiroz pontuou o senso de família que Olga tinha, "que quando um filho ou neto estava resfriado, ela mesma aplicava a vacina". O empresário ainda destacou o papel da cearense na carreira do marido.

"Ela alavancou estratosfericamente a carreira de Parsifal Barroso, que foi deputado, senador, ministro do JK [Juscelino Kubitschek] e ajudou a construir Brasília. Depois foi governador do Ceará, e sempre teve com ele Olga Monte Barroso", declarou durante a solenidade. 

Avanços na Educação Infantil 

A construção desse novo CEI em Sobral é parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, que esteve presente na inauguração nesta terça.

O momento também contou com a presença da vice-governadora cearense Izolda Cela, além do prefeito de Sobral, Ivo Gomes. 

Criança em sala de aula do CEI Olga Monte Barroso
Legenda: Serão atendidas na escola crianças de 0 a 5 anos
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Izolda definiu o momento como gratificante e afirmou que a entrega de equipamentos para crianças é "um compromisso muito forte do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia". 

"É sempre uma alegria nossa participar desses momentos, para trazer para essas crianças a garantia de uma educação em um local bacana, bem estruturado, confortável e seguro. É muito bom ter a segurança de que aqui vai ser realizado um trabalho bem feito", pontuou a vice-governadora. 

Igor Queiroz Barroso agradeceu às autoridades presentes pela preocupação com a Educação Infantil. "As autoridades estão imbuídas da importância da Educação Infantil, que é o primeiro passo. É a fundação".

Enquanto isso, Ivo Gomes ressaltou a importância de dar atenção às crianças no local. "Muito mais importante do que o dinheiro ou a estrutura do prédio, é a atenção que se deve dar a essa faixa etária de 0 a 5 anos de idade, que é a mais importante da vida de uma pessoa. É justamente de 0 a 3 anos quando são formadas as ligações neurológicas no cérebro", disse ao reforçar como o contato direto com as crianças é fundamental.

Estrutura e investimento

O CEI Dona Raimunda Olga Monte Barroso é localizado no bairro Campos Velhos. Instituição é composta por quatro salas de aula, berçário, dormitório, fraldário, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, depósito de limpeza, área de serviço, vestiário, diretoria, recepção e parque infantil.

Sala de aula do CEI Olga Monte Barroso
Legenda: Instituição tem capacidade para 208 alunos
Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará

Foram investidos R$ 1,6 milhão pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Sobral foi responsável pela construção e pela aquisição de mobiliário e equipamentos para o espaço educativo.