Instituto Myra Eliane lança biografia de Olga Barroso

O livro mostra a trajetória de vida de uma cearense que ficou conhecida por estar à frente do seu tempo

Escrito por Redação ,
Legenda: Igor Queiroz Barroso, neto de Olga Barroso e presidente do Instituto Myra Eliane, ao lado do escritor e autor do livro, Juarez Leitão
Foto: Foto: Kleber A. Gonçalves

A memória histórica e literária do Ceará ganhou um novo presente na noite dessa sexta-feira. O Instituto Myra Eliane lançou, em cerimônia no hall da biblioteca da Unifor, o livro "Olga Barroso - Na Vanguarda da Vida", de autoria do escritor e historiador Juarez Leitão. A publicação é mais uma iniciativa da Instituição para registrar a memória de personalidades cearenses históricas, apresentando seus legados para as gerações atuais e futuras. A biografia será comercializada ao valor de R$ 50,00 e toda verba arrecadada será doada pelo Instituto Myra Eliane para bibliotecas públicas de municípios cearenses e o livro para os acervos de escolas e universidades públicas e particulares do Estado.

Ao longo das 328 páginas da publicação, o leitor conhecerá a trajetória de vida de uma cearense que ficou conhecida por estar à frente do seu tempo e com atuação marcante na história política e intelectual do Ceará.

Nascida em Sobral e filha do coronel Chico Monte, conhecido líder político da região Norte no início do Século XX, e de quem herdou o espírito destemido e o temperamento forte, Raimunda Olga Monte Barroso é considerada como a mulher que inaugurou no Ceará a concepção da figura feminina atuante na política, quando seu marido, o político e intelectual Parsifal Barroso, exerceu mandatos como deputado estadual, deputado federal, senador, ministro e governador do Estado. "Olga Barroso marcou sua presença na história do Ceará por sua personalidade afirmativa e um elenco de valores que ilustraram sua vida, desempenhada de forma intensa e produtiva na política, nas atividades sociais, no magistério e na literatura", destaca o autor.

Olga defendeu o espaço feminino na vida pública numa época em que a mulher ainda era vista como personagem coadjuvante. Prova disso são as atividades de grande relevância que desenvolveu em prol da sociedade, tendo criado a Sociedade de Amparo à Criança Cearense; estimulado a instalação de cursos de pediatria e prática obstétrica para a formação de cuidadoras e parteiras; colaborado para a construção do Hospital Infantil Albert Sabin; e comandado a Legião Brasileira de Assistência (LBA), entre outras atuações.

"Poderia resumir esse momento em uma única palavra: orgulho. Lanço este livro para que, assim como eu, toda a nossa sociedade se orgulhe e se inspire no protagonismo dessa mulher cearense que esteve na vanguarda da vida", afirma Igor Queiroz Barroso, neto de Olga Barroso e presidente do Instituto Myra Eliane, que destaca ainda que o livro é um presente no centenário de nascimento de sua avó, completado no último dia 9.

Arte e educação

O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016, em Fortaleza, com a inspiração de contribuir com o futuro das crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos. A Instituição trabalha atualmente em seu novo Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso, que tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2018. A Escola Modelo, localizada em Caucaia, poderá atender 600 crianças das comunidades adjacentes.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.