Páscoa: Aprenda como fazer ovos de colher em casa; confira passo a passo

A confeiteira Ana Lídia Cabral, vencedora do concurso "Melhor Brigadeiro do Brasil", no programa Mais Você, compartilha receitas para a Páscoa

Escrito por Redação ,
Legenda: Para esta Páscoa, Ana Lídia trabalha com ovos de colher nos sabores crocante de castanha de caju e ninho com nutella
Foto: Foto: Camila Lima / SVM

É inevitável: a aproximação da Semana Santa sempre remete a doçuras nos mais diversos formatos, das barras de chocolate e docinhos aos famosos ovos de Páscoa. Com um público cada vez mais ávido por opções diferentes aos olhos e ao paladar, o mercado se pluraliza. Nesse contexto está inserida Ana Lídia Cabral, 33, confeiteira há sete anos e com um diferencial no currículo. Ela é vencedora do concurso "Melhor Brigadeiro do Brasil", do programa Mais Você, da Rede Globo. (linkar)

Sempre ligada às tendências, Ana Lídia tem apostado nos ovos de colher como a grande pedida deste ano. A cearense aproveitou o sucesso do brigadeiro crocante de castanha de caju, vencedor do concurso, e passou a utilizá-lo em outras receitas, inclusive a de ovos de Páscoa. "Eu acho que o ovo de colher está em alta pela necessidade de mudança do mercado. Antes só havia, em geral, os ovos tradicionais. Depois deles, veio o ovo trufado. Agora, o ovo de colher virou sensação, principalmente pela quantidade de recheio", explica.

Legenda: Ana Lídia Cabral aproveitou o sucesso do brigadeiro crocante de castanha de caju, vencedor do concurso do programa Mais Você, e passou a utilizá-lo em ovos de colher
Foto: Foto: Camila Lima / SVM

Confira receitas de ovos de Páscoa de colher, disponibilizados pela confeiteira cearense.

Ovo de colher crocante de castanha de caju 
(O melhor brigadeiro do Brasil)

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- 1 caixinha de creme de leite

- 15g de margarina

- 200g de castanha torrada quebrada 

- 300g de açúcar 

- 150g de chocolate tipo cobertura (para a casca)

Modo de preparo:

1. Casca

Numa vasilha, coloque o chocolate para derreter no microondas ou em  banho maria, de acordo com as instruções da embalagem. Coloque na forma do ovo, leve à geladeira para firmar ou até você ver que soltou da forma. 

2. Crocante

Com as castanhas quebradas, acrescente o açúcar e mexa na panela para torrar e fazer o crocante. Obs: não mexa o tempo todo; vá esperando o açúcar derreter. Reserve para esfriar.

3. Recheio 

Na panela, coloque o leite condensado, o creme de leite e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Acrescente 100g do crocante e mexa mais um pouco até dar o ponto de brigadeiro mole. 

Agora é só esperar esfriar e montar seu ovo. Coloque o recheio até encher e parte do restante do crocante em cima, para decorar.

Ovo de Ninho com Nutella 

Ingredientes:

- 1 lata leite condensado 

- 1 caixinha de creme de leite 

- 15g de margarina

- 25g de leite em pó 

- Nutella a gosto

Modo de preparo:

1. Casca

A Casca segue o mesmo procedimento da receita acima.

2. Recheio

Em uma panela, coloque leite condensado, creme de leite e margarina. Ao fogo, mexa até dar ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar e já pode montar seu ovo, intercalando o creme de ninho com a nutella. Você pode usar brigadeiros de ninho para decorar. 

Assuntos Relacionados