Mãos necessitam de cuidados especiais seja com ações preventivas ou procedimentos estéticos

Sempre em evidência, esta região do corpo merece cuidados redobrados

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br
Legenda: maioria dos autores da área de dermatologia descrevem sobre a necessidade de cuidados preventivos a partir dos 25 anos
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

Assim como o rosto e o corpo, as mãos também necessitam de cuidados especiais. O alerta é do dermatologista com especialização em cosmiatria e ortomolecular Dr. Juan León, lembrando ainda que, esteticamente, revela a idade.

A pele feminina, além de ser mais delicada, especialmente a das mãos, sofre constantemente com o uso de produtos compostos por substâncias químicas, desidratando assim a pele. Por esta razão, é fundamental manter a hidratação com cremes específicos durante o dia e antes de dormir", orienta o médico.

Outro fator agravante é a luz solar. "Moramos na terra da luz. Temos verão o ano inteiro. Portanto, o uso de filtro solar, sobretudo no dorso das mãos é indispensável, pois é nessa área onde aparecem os primeiros sinais de envelhecimento".

> Conheça tratamentos caseiros para retardar envelhecimento das mãos 

Segundo o especialista, a maioria dos autores da área de dermatologia descrevem sobre a necessidade de cuidados preventivos a partir dos 25 anos, período no qual se inicia a perda de elastina, em especial nas mãos. Diante desta realidade, ele ressalta importância de aplicar concentrações de ácidos diferentes, tanto nos tratamentos das mãos e do rosto.

De acordo com o Dr. Juan, a pele das mãos é muito sensível, por isso o uso do protetor solar nessa área deve ser acima de 40 ou 50 FPS, diariamente. Também é importante lembrar da hidratação interna. "Muitas vezes mantemos os cuidados externos e esquecemos os de dentro para fora", reforça. Nessa perspectiva, o profissional destaca como exemplo, a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, além de manter alimentação com frutas, verduras e legumes ricos em minerais e vitamina A, fonte natural de retinol. Além proteger essa substância, deixa a pele hidratada, mais resistente e saudável.

O dermatologista também faz um alerta para quem trabalha sobre o efeito de luz fria. " Nestes casos, não esqueça de aplicar o filtro solar. As luzes brancas, sem led, afetam e podem causar as temidas manchas que se agravam com a idade", ressalta o médico.

Envelhecimento

O uso de antioxidantes, a exemplo da vitamina C e E também são indicados para complementar os cuidados com a pele das mãos. "Esta região do corpo é muito importante por tudo o que executamos com elas", ressalta Dr. Juan León. Para prevenir ou recuperar a jovialidade, os profissionais da área contam com a evolução da dermatologia estética.

Dentre as tecnologias mais modernas e a combinação de tratamentos, a equipe do Dr. Juan investe nos recursos do laser CO2 fracionado, indicado para tratar manchas, e a aplicação de bioestimulador de colágeno. "O método inovador no rejuvenescimento das mãos é o Ellanse. O preenchimento é bioabsorvível com durabilidade de até quatro anos e crescimento instatâneo do colágeno", revela o Dr. Juan León.

Assuntos Relacionados