Dispensados pela CSP formam longa fila para atendimento no Sine/IDT

Muitos trabalhadores buscaram ontem a nova unidade instalada ao lado da CSP, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp)

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Extensa fila na entrada do posto do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), no prédio da META, ao lado da portaria da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) se formou ontem (22). O grande volume de empregados dispensados da obra da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está em busca de se realocar no mercado de trabalho após a desmobilização. Segundo a CSP, foram dispensados dos trabalhos nas obras 8.001 trabalhadores desde outubro de 2015. 

O  termo de Cooperação Técnica com a Companhia e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado do Ceará foi assinado na última terça-feira (21). A Casa Civil do Executivo estadual havia divulgado que o posto passaria a funcionar ontem. " As atividades do Posto terão início já nesta quarta-feira, 22 de junho", disse, em nota encaminhada à reportagem. 

Entretanto, segundo a CSP o posto já tem atividades desde janeiro e atende aos trabalhadores desligados  apenas às sexta-feiras, a partir das 14h. No decorrer da semana, faz apenas o cadastramento das vagas oferecidas pelas empresas.

"A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) esclarece que assinou, no último 21 de junho, um termo de cooperação com a STDS, que veio formalizar uma parceria que já acontece há mais de 7 meses, na realização de atividades do Programa Janela de Oportunidades(PJO). O PJO foi criado para atender os trabalhadores desmobilizados da obra de construção da CSP, abrindo janelas de oportunidades nas áreas de orientação profissional, recolocação, empreendedorismo e qualificação. Como parte da parceria, temos o posto avançado do SINE, que funciona desde janeiro deste ano", disse a CSP.

O posto avançado do SINE no site da CSP não realiza todas as atividades de um posto regular do Sine, que funciona de segunda à sexta e oferece vários serviços, relacionados à habilitação para o seguro-desemprego, oficinas de orientação para o trabalho, dentre outros. 

Dificuldades em encontrar novo trabalho

A dificuldade de encontrar um novo posto de trabalho se mistura com a falha de comunicação sobre o processo de realocação dos dispensados após a desmobilização das obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). 
 
Segundo um auxiliar de eletricista, 24 anos, que pediu para não ser identificado, ontem, depois de ir a diferentes lugares  no Pecém e não obter informações corretas, ele chegou com um colega no local de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SIne/IDT) próximo a siderúrgica. O auxiliar está sem trabalho desde abril e exerceu a atividade na empresa por um ano e um mês. 
 
“Quando chegamos nos informaram que o atendimento não era aqui. E que não haveria suporte diretamente para pessoas, apenas para empresas”, contou. Segundo ele, no período que ficou lá viu cerca de 50 pessoas que estavam em busca de emprego. 
 
O colega, com 23 anos, que exerce a mesma função e também não quis ter seu nome publicado na matéria preocupado com represálias, trabalhou na Companhia por um ano e oito meses e há um mês foi dispensado. “Vimos no Facebook sobre o atendimento no Sine/IDT aqui e viemos procurar vaga na mesma área que já atuamos”, disse.
 
A esposa do soldador, Emerson Barbosa, 31, também ficou sabendo do processo pelas redes sociais e avisou ao marido. “Da página cliquei no site da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e vi que o posto seria inaugurado na quarta-feira (22)”, informou. O soldador se programou e chegou no local às 6h quando já havia cerca de cem pessoas, segundo ele. “Até a hora de sair vi umas 800 pessoas por lá”, lembrou. 
 
Barbosa comenta que quem estava no local foi atendido em grupos de cem em cem pessoas e foi explicado que lá seria somente um posto para atender empresas e não realocados da CSP. Metade das pessoas se dirigiu ao Sine/IDT localizado no Pecém.
 
Janela de Oportunidades
 
Da oficina de orientação profissional que o candidato deve se cadastrar para fazer parte do programa Janela de Oportunidades, Barbosa participou duas vezes. “A palestra é boa, mas nunca vi ninguém ser chamado e tenho muitos amigos nesta situação”, afirmou.
Sempre que pode, o soldador se desloca de Caucaia e vai ao Sine/IDT do Pecém. “Já me chamaram para três seleções, dizem que tenho o perfil indicado para vaga, mas não me contratam”, relatou.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.