Agências da Caixa abrem 2 horas mais cedo a partir desta segunda (4); veja quem pode sacar o auxílio

Objetivo é evitar as aglomerações dentro e nos arredores dos bancos em consequência do pagamento do auxílio emergencial

Escrito por Agência Brasil ,
Legenda: Medidas como a contratação de mais vigilantes e mudança no horário de funcionamento tem como objetivo reduzir a aglomeração nas agências da Caixa
Foto: Foto: José Leomar

As agências da Caixa Econômica Federal de todo o Brasil abrem duas horas mais cedo a partir de hoje (4). Com a iniciativa, o objetivo do banco é agilizar o atendimento e evitar grandes filas e aglomeração de pessoas aptas a receber o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal. Todos os bancos agora passarão a funcionar de 8h às 14h. Esse horário de funcionamento já estava valendo desde o dia 22 de abril para 1.102 agências da Caixa.

Também com o objetivo de reduzir as aglomerações e organizar as filas de beneficiários, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na última sexta-feira (1º) um reforço no quadro de vigilantes da instituição. Ao todo, estão sendo contratados 4.800 profissionais - 2 mil já contratados e que estavam atuando e 2.800 que se juntarão ao efetivo. Além deles, outros 389 recepcionistas estão sendo recrutados para aliviar o fluxo de atendimento nos bancos.

Sábado

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, as filas nas agências do banco ocorrem porque os beneficiários do Bolsa-Família e os informais sem conta demandam atendimento pessoal.

1,4 mil
é o número de agências abrirão para realização do saque do auxílio emergencial no próximo sábado (9), 498 a mais que nesse sábado (2), quando 902 agências atenderam a população.

Segunda parcela

Para que as filas sejam evitadas, o pagamento da segunda parcela do benefício, deste mês, será reformulado e divulgado após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro ainda essa semana. Antes disso uma proposta de datas será discutida com os ministros da Economia, Paulo Guedes e da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Canais Digitais

A prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo “Caixa Tem”. A Caixa ressalta a importância de que só devem ir pessoalmente às agências os usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e querem receber o benefício em dinheiro.

O banco orienta que aqueles que receberam o crédito por meio da “Poupança Digital Caixa” devem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo.

É importante esclarecer que os beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam o crédito em poupança da Caixa podem movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família aptos para o auxílio recebem o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular, por meio do cartão Bolsa Família nos canais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes “Caixa Aqui”; ou por crédito na conta “Caixa Fácil”.

Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais são o site auxilio.caixa.gov.br, o app Caixa Auxílio Emergencial e a central telefônica exclusiva 111.

Confira o calendário:

30 de abril – nascidos julho e agosto

02 de maio – nascidos em setembro e outubro

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Para realizar o saque, o beneficiário precisa atualizar o aplicativo Caixa Tem, fazer o login e selecionar a opção “saque sem cartão”. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas.

Histórico

Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento, 50 milhões de brasileiros já receberam o crédito do benefício, ou seja, um em cada três brasileiros adultos. Ao todo, mais de R$ 35 bilhões já foram creditados.

Segundo a Caixa, até 18h de sábado (2), 50,2 milhões de cidadãos se cadastraram para solicitar o benefício. O site auxilio.caixa.gov.br superou a marca de 606 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 115 milhões de ligações. O aplicativo Auxílio Emergencial Caixa já registrou 74,3 milhões de downloads e o aplicativo Caixa Tem, para movimentação da poupança digital, ultrapassou 77 milhões de downloads.

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