Renner consolida práticas ambientais sem aumentar custo para o consumidor; veja projetos

Legenda: Em 2018, a varejista lançou o Selo Re
Foto: Divulgação Renner

Há 16 anos, a Lojas Renner iniciou sua jornada rumo à sustentabilidade e hoje afirma ter consolidado práticas ambientais como valores fundamentais de sua atuação, sem onerar o consumidor final. Diante dos resultados, a companhia assumiu metas ambiciosas para essa agenda até 2030. A afirmação é do gerente geral de sustentabilidade da empresa, Eduardo Ferlauto. 

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Nossa premissa é não aumentar os custos. Para isso, trabalhamos internamente com comitês formados para discutir muito bem as soluções e viabilizar o não repasse", disse à coluna. 
Eduardo Ferlauto
Gerente geral de Sustentabilidade da Renner

Segundo ele, atualmente, 80% das peças de roupas das marcas da magazine utilizam processos com menor impacto sobre o solo, a água e a biodiversidade, como fibras certificadas e materiais reciclados. A meta é atingir 100% até 2030.

Arquitetura sustentável e outras práticas 

Roupas da renner em modelos
Legenda: Neste ano, a Renner foi a marca brasileira com a melhor colocação na primeira edição do ranking Most Sustainable Companies, lançado pela revista americana Time com as 500 empresas mais sustentáveis do mundo, além de fazer parte da “A-List” do CDP na categoria Climate Change, considerado uma espécie de Oscar da Sustentabilidade
Foto: Divulgação Renner

Ao todo, a marca assumiu 12 compromissos de sustentabilidade, incluindo soluções regenerativas e circulares. Além do processo produtivo, a arquitetura das lojas também é pensada para reduzir os impactos ambientais, como o uso de móveis modulares que evitam o descarte durante modificações de layouts, a redução do uso de gesso no teto e a adoção de iluminação adaptável.

Atualmente, cerca de 40% dos fornecedores migraram para energias renováveis de baixa emissão. Os próximos desafios, apontou Eduardo, são expandir a logística reversa, retornando as sobras da produção têxtil ao processo e reduzir em 55% a emissão de CO₂ de cada peça de vestuário e calçado produzida pela cadeia de fornecimento, até 2030.

"Nosso algodão certificado iniciou sua jornada em 2016, atingindo 100% em 2022. Essa trajetória iniciou em 2008, com a criação da Fundação do Instituto Lojas Renner, nosso pilar social responsável pela criação do Comitê de Sustentabilidade", lembrou.

"Desde então, trabalhamos em busca de iniciativas que promovam a conformidade social, o desenvolvimento de toda a cadeia de fornecimento e práticas sustentáveis", listou.

Marca brasileira na COP29

Dois representantes
Legenda: O gerente geral de sustentabilidade da Renner, Eduardo Ferlauto, e diretora de Gente e Sustentabilidade, Regina Durante, foram ao Azerbaijão representando a varejista
Foto: Divulgação Renner

A Lojas Renner participou da COP29, realizada entre 11 e 22 de novembro, no Azerbaijão, para apresentar sua trajetória de sustentabilidade e a meta 'Net Zero' para 2050, aprovada pela Science Based Targets (SBTi).

O objetivo é reduzir em 90% as emissões dos escopos 1, 2 e 3 até 2050, atingindo a neutralidade climática ao compensar os 10% restantes com créditos de carbono. 

Criada por CDP, Pacto Global, WRI e WWF, a SBTi é uma iniciativa que visa mobilizar o setor privado a adotar metas de redução de gases do efeito estufa baseadas em evidências científicas, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Veja o histórico da trajetória sustentável da empresa:

  • 2008 - Fundação do Instituto Lojas Renner, que criou o Comitê de Sustentabilidade;
  • 2011 - Lançamento do EcoEstilo, programa de logística reversa pós-consumo;
  • 2013 - Introdução da sustentabilidade como valor corporativo e criação de uma área específica na companhia;
  • 2016 - Definição de diretrizes estratégicas de moda responsável
  • 2018 - Lançamento do Selo Re e da 1ª calça jeans com tecido reciclado do país
  • 2021 - Inauguração da 1ª loja do varejo brasileiro com premissas de circularidade, encerramento do primeiro ciclo de compromissos públicos e remuneração da diretoria atrelada a metas ESG;
  • 2022 - Lançamento da 1ª calça jeans rastreável do país (blockchain) e anúncio do 2º ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade

Entenda melhor a temática 4 pontos que você precisa saber

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