Inep orienta corretores de redações do Enem a descontar pontos em textos que usaram modelos prontos

Recomendação foi dada aos corretores no último sábado (23)

Escrito por Redação ,
Redação Enem
Legenda: Corretores devem reduzir pontos de estudantes que utilizaram modelos prontos em redação do Enem
Foto: Shutterstock

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orientou os corretores da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, no último sábado (23), a descontarem pontos das redações que utilizam modelos prontos. 

A recomendação pediu para evitar repertórios socioculturais "forçados", sem ligação com o tema, e cópias de modelos pré-prontos de texto, com uma dissertação desconexa. 

Em nota ao g1, o Inep declarou que "todos os fatos, informações e citações apresentados no texto devem, necessariamente, estar vinculados à discussão proposta no projeto de texto".

Veja também

Relatos de corretores

Ao mesmo portal, membros da banca em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais afirmaram, de forma anônima, que os corretores foram instruídos a ficarem "de olho" nos "truques" dos alunos. 

“Pediram que a gente tenha atenção redobrada no que chamaram de ‘repertórios de bolso’, para verificar se realmente (as citações) estão sendo usadas de maneira produtiva”, disse uma das corretoras.

Outro professor confirmou que os alunos que praticarem isso serão penalizados. "Quando o repertório é genérico, que é o que acontece de um modo geral, os alunos, numa forçação de barra, dão um jeito de justificar (o uso dele). Isso não vai mais ser aceito”, informou.

Assuntos Relacionados