Horário de verão começa no dia 2 de novembro

Escrito por Redação ,
O horário de verão começará à 0h do dia 2 de novembro, uma terça-feira, feriado de Finados, segundo decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado ontem no “Diário Oficial” da União. Portanto, no próximo dia 2, os relógios de parte do território nacional terão que ser adiantados em uma hora. O Ceará e os demais estados do Nordeste ficam de fora do horário diferenciado.

O horário de verão vai vigorar até a zero hora do dia 20 de fevereiro de 2005 nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

ELEIÇÕES - A implantação do horário de verão, que geralmente ocorre a partir de outubro, foi adiada neste ano por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para não atrapalhar o segundo turno das eleições municipais.

De acordo com o tribunal, a mudança no início do horário de verão é importante para evitar problemas com o funcionamento das urnas eletrônicas.

A possibilidade de adiamento não é uma novidade. Em 2002, devido às eleições presidenciais, o início do horário de verão também foi adiado.

O horário de verão já foi adotado no país 30 vezes desde 1931, sendo que a medida é repetida ininterruptamente desde 1985. O objetivo da mudança na hora oficial é economizar energia aproveitando melhor a luz natural dos dias mais longos do Verão.

CEARÁ - Em 2002/2003 e 2003/2004 o Ceará já havia ficado fora do horário de verão. No Estado, a redução registrada com a medida era de cerca de 2,5% a 3% da demanda. No Nordeste, a economia registrada também era menor que nas demais regiões.

No Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de redução da demanda de 5% no horário de ponta nestas regiões, segundo o Ministério de Minas e Energia. No Sul, a queda estimada da demanda no horário de ponta é de 5,5%.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no horário de verão de 2003/2004, a demanda de energia no horário de ponta nas regiões Sudeste e Centro-Oeste caiu 4,5%; e no Sul, 6%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.