Outubro Rosa: campanha distribui marmitas para conscientizar sobre câncer de mama em Fortaleza

Mutirão é parceria entre a ação solidária Macarrão Amigo Fortaleza e o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos do Ceará (Geeon)

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Montagem de marmita
Legenda: Equipe da Macarrão Amigo Fortaleza monta marmitas em espaço cedido pelo La Maison Buffet, na Capital
Foto: Fabiane de Paula

Nestes últimos meses de isolamento social, a solidariedade se fortaleceu como ponte. Por isso, desde março, Fortaleza recebeu uma nova rede de amparo destinada aos afetados pela pandemia. É o caso da iniciativa Macarrão Amigo Fortaleza, que distribui marmitas para pessoas em situação de rua. A expectativa, segundo a organização, é entregar 1.000 refeições ao longo do mês de outubro.

No próximo mês, a rede resolveu estender a corrente de apoio para outras causas. Em parceria com o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos do Ceará (Geeon), foi lançada, na manhã desta quarta-feira (30), a campanha Solidariedade e Conscientização, uma ação conjunta contra o câncer de mama. A ideia é distribuir, junto às refeições, materiais informativos para conscientizar sobre a doença.

O evento aconteceu no La Maison Buffet e contou com palestras dos médicos Luiz Porto, Paulo Vasques e Eduardo Cronemberger, referências na prevenção ao câncer de mama. O Frei Wilter se juntou ao debate, abordando a importância da solidariedade.

Voluntários da Macarrão Amigo montam as ‘quentinhas’ informativas para distribuição em locais com grande concentração de pessoas em situação de rua, como praças.

Montagem de quentinhas
Legenda: Ao todo, mil marmitas informativas devem ser distribuídas para população vulnerável
Foto: Fabiane de Paula

Além das pessoas em situação de rua, 300 cestas básicas serão entregues para profissionais do ramo de eventos, um dos mais atingidos economicamente pela pandemia.

Freitas Júnior, coordenador e idealizador do Macarrão Amigo, relembra que não é a primeira vez que o grupo promove eventos relacionados à saúde. Mas, em outubro, a vontade de conscientizar sobre o câncer de mama foi decisiva para a campanha. "Estamos nos unindo para dar o pontapé no Ceará para a conscientização do Outubro Rosa. É a solidariedade juntamente com a responsabilidade. É muito importante que as pessoas se conscientizem. O diagnóstico precoce salva vidas”, avalia Freitas.

Por conta da pandemia, o evento seguiu os protocolos sanitários e esteve restrito aos patrocinadores da campanha e à equipe do Macarrão Amigo Fortaleza. 

Conscientizar

Uma das razões para a campanha, conta o oncologista Luiz Porto, é a baixa procura de mamografia no Estado. “Nos últimos 10 anos, o câncer de mama vem aumentando no Estado. Nós percebemos uma redução na procura por exames com a pandemia”, relembra o médico, que é presidente do Geeon e um dos palestrantes do evento. “Mulheres, principalmente dos bairros mais pobres, que deixaram de fazer mamografia por sete, oito meses, e não estão acompanhando a situação como deveriam”, completa o médico, que também preside o Geeon. 

Ainda segundo Porto, atingir essa parcela é essencial para o combate à doença. “É preciso mostrar com essa informação que existem alternativas gratuitas para o diagnóstico. Algumas mulheres ficam com medo de realizar a mamografia, por exemplo. Mas ela é necessária para o tratamento precoce”, justifica o médico.

Isabella Fiúza, proprietária do La Maison, sede do evento, também acredita na informação como principal prevenção para o câncer. "Estamos juntos com o Geeon para aumentar esse contato, levar para a comunidade, que não tem acesso. E mostrar que o Geeon está aberto para receber essas mulheres", indica.

Foto de panfleto sobre câncer de mama
Legenda: Marmitas serão distribuídas com informações sobre câncer de mama.
Foto: Fabiane de Paula

Ajuda

Assim como outras iniciativas solidárias, o projeto Macarrão Amigo surgiu para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 em Fortaleza. A ideia surgiu timidamente entre amigos e ganhou apoio de setores da sociedade civil. “Decidimos começar a nossa campanha no dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. Nos reunimos todas às quartas para produzir e distribuir essas marmitas”, conta Lídia. Além da empresária, participam do projeto os amigos Freitas Junior, Leticia Studart, Izabela Fiuza, Willfridy Mendonça e Wladmir Ponte.

Lídia vê como diferencial da campanha a qualidade das marmitas. “Quem faz as ‘quentinhas’ são chefs renomados aqui da Capital. A mesma comida que servimos no buffet é doada para os moradores”, garante a organizadora. O detalhe conquista quem recebe as marmitas, e o agradecimento é imediato. 

“Não consigo colocar um preço nessa recepção das pessoas. Elas esperam receber porque nossas quentinhas são boas, completas. A nossa maior recompensa é ver a esperança no rosto de quem recebe. Por isso, por mim, continuamos além da pandemia. Devemos tornar isso nosso propósito de vida”, finaliza. 

É a 24ª semana de atuação da Macarrão Amigo, que já trabalhou em conjunto com grandes marcas, como a PizzaHut, diz Lidia. Ainda é possível colaborar com a campanha. Quem quiser doar mantimentos pode entrar em contato com a equipe através da página da ação no Instagram.