Campanha de doação de itens pretende ajudar criança vítima de ataque de pitbull

Menina de 5 anos já passou por nove cirurgias e está esperando pela cicatrização de um processo de enxerto para que possa realizar mais dois procedimentos

Escrito por Redação ,
Foto Valentina
Legenda: Mesmo depois de ter recebido alta do Instituto Dr. José Frota em outubro, Valentina continua fazendo acompanhamento no hospital
Foto: Arquivo pessoal

Uma campanha divulgada nas redes sociais pela professora de uma das irmãs de Valentina, vítima de um ataque de pitbull no bairro Aracapé, em Fortaleza, promove a arrecadação de itens essenciais para os curativos da criança de 5 anos.

Valentina foi atacada por um cão da raça pitbull no quintal da casa da avó em agosto. Ela teve ferimentos na cabeça e no rosto. O animal foi contido por moradores e acabou morrendo. A idosa também ficou ferida ao tentar salvar a neta. Atualmente, a menina espera pela cicatrização de um procedimento de enxerto para que possa realizar mais duas cirurgias. 

Paula Karine, uma das organizadoras da ação, conta que a família da criança não tem recursos financeiros para arcar com o tratamento, o que dificulta a situação. Por causa da campanha de arrecadação, a professora relata que já receberam grandes quantidades de gaze para fazer o curativo. 

“Os pais são extremamente carentes. Eles têm oito filhos, só o pai trabalha e eles moram de favor em um terreno em uma casa muito humilde”, explica.

Alguns itens que podem ser doados são: curativo espuma de poliurateno da Molink, Noripurum para a anemia, ataduras e alimentação rica em ferro. A doação também pode ser feita via transferência bancária. De ambas as formas, para contribuir basta entrar em contato por mensagem no Instagram @valentina_princesavalenteof

Mesmo depois de ter recebido alta do Instituto Dr. José Frota, em outubro, Valentina continua fazendo acompanhamento no hospital. Porém, segundo Paula, a grande demanda na unidade faz com que a criança não tenha uma assistência especializada. “O IJF tem uma demanda muito grande e, às vezes, não conseguem acompanhar. Pedimos por atendimento psicológico porque a gente também queria saber como ela está. Ela é um milagre”, destaca. A família busca ainda por dermatologista, pediatra e cirurgião plástico voluntários, que possam direcionar se é possível fazer um transplante do couro cabeludo.   

Visita especial 

Recentemente, a família de Valentina foi surpreendida pela visita do ator cearense Haroldo Guimarães. Paula diz que o encontro da menina com o artista não aconteceu porque ela estava no hospital no momento, mas quem estava em casa se divertiu. “Foi muito legal, as crianças amaram, esteve lá a esposa do Haroldo também”, conclui.