Vitral de sede da Sefaz é reinaugurado em sessão solene nesta quarta (27)

Durante a cerimônia, alunos e professor responsáveis pela restauração do painel estiveram presentes

Escrito por Redação ,
Legenda: Cerca de dois meses foram necessários para a restauração completa do vitral
Foto: Foto: José Leomar

O vitral principal da sede da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) recebeu uma sessão de reinauguração na manhã desta quarta (27) após a realização do processo de restauração na peça. Criado ainda em 1927, pelo italiano Cesare Formenti e o filho Gastão, o painel ficou sob a responsabilidade de alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), além do professor e artista visual Antônio Vieira.

Segundo Antônio, que também possui trabalhos como conservador e restaurador no currículo, dois meses foram necessários para concluir a ação na obra. Mesmo tendo processo de revitalização registrado anteriormente, em 1997, o cuidado foi ainda maior este ano. "Esse trabalho com vitrais é algo complicado porque exige muita delicadeza e uma habilidade técnica muito específica. Então resolvemos fazê-lo por etapas, analisando e diagnosticando, inicialmente", comenta. Após o diagnóstico, uma mapa de danos foi concluído para tornar possível a substituição das peças comprometidas.

Entre os alunos selecionados, Ariana Azevedo, 36, e João Alves Leite, 33, estiveram entre os que falaram sobre a importância da ação. Para ela, a formação nova em solo cearense tem a capacidade de agregar conhecimento a vários profissionais. "O ponto crucial disso é estar formando pessoas para a restauração dentro da nossa cidade sem precisar buscá-los em outras regiões para conservar o que é nosso", explica.

Enquanto isso, João resolveu ressaltar o processo vivenciado nos últimos meses. "O curso é inédito e todos os alunos selecionados já haviam passado por alguma formação na área de restauro. Tivemos um período de aula teórica e depois partimos para a prática. Formamos as cinco duplas por ser um trabalho minucioso, por requerer uma atenção muito grande e um foi auxiliando o outro".