Tendência 'western' é aposta da temporada

O 'western' é tendência confirmada nas passarelas da São Paulo Fashion Week, incorporando o clima de faroeste no look do dia. Muito couro e franjas fazem referência aos clássicos filmes de bangue-bangue

Escrito por Gabriela Dourado , gabriela.dourado@diariodonordeste.com.br
Legenda: O exército faroeste da Bobstore s foi inspirado na pintora americana Georgia O'Keeffe e seus últimos anos de vida no Novo México, nos Estados Unidos
Foto: Agência Fotosite

O couro como vestimenta e identidade já faz parte da cultura nordestina. Seja o gibão do vaqueiro ou os pespontos de Espedito Seleiro, a matéria-prima integra a vestimenta dos nascidos no semiárido há muitas gerações. Em contraponto, os cowboys do velho oeste compõem a história dos Estados Unidos e também incorporam o couro como característica estética. Pois essa onda 'western' invadiu as passarelas da última edição da São Paulo Fashion Week e sugere uma temporada com muitas franjas e mood boêmio.

Para as mulheres, o estilo western da vez desapega das mocinhas dos filmes de bangue-bangue para incorporar a identidade dos protagonistas em uma proposta forte, poderosa e destemida.

Legenda: Na Bobstore, o faroeste tem tom moderninho e cool com clima de festival
Foto: Agência Fotosite

A Bobstore foi uma das marcas que incorporou a tendência de modo mais evidente e que permeou toda a coleção. A inspiração foi o trabalho da pintora americana Georgia O'Keeffe, em especial os anos que passou no Novo México, nos Estados Unidos, reproduzindo as paisagens do cerrado. Estavam lá a paleta de cores em tons terrosos, o chapéu, as botas de montaria, os cintos com fivelas largas e trabalhadas e, claro, couro e franjas. Estampas de leopardo, cavalo e flores complementam a coleção. Outra referência foram as bandanas de caubóis, interpretadas na coleção em vestidos de seda assimétricos.

Estilo country

Para fugir de um visual caricato, a ideia é incorporar alguns elementos da estética e mesclar com outras referências. Glória Coelho, por exemplo, investiu na tendência de uma forma clássica e elegante, característica de seu trabalho na moda. As pesadas botas de montaria foram aliadas à alfaiataria e ao couro em sofisticados trenchcoats.

Legenda: Na Modem, as franjas em acessórios e saias assimétricas dão o ar moderno
Foto: Agência Fotosite

Quem também apostou no country como ponto de partida da criação para o inverno 2019 foi Lilly Sarti. As donas da marca Lilly e Renata Sarti incorporaram a própria história e mergulharam nas memórias da mãe, incluindo nas peças um perfume anos 1970 e 1980. Com isso, longas franjas, lenços como adornos, camurça e chapéus de fazendeiro surgem numa releitura "vintage moderninha", bem características da juventude que ama festivais.

Legenda: As botas de montaria ganham ar sofisticado em looks sóbrios como os de Glória Coelho
Foto: Agência Fotosite

O balançar das franjas também deu o tom nas peças da Modem, seja em jaquetas bem ao estilo caubói ou em saias de couro com modelagem assimétrica, modernizando a tendência. As tiras também apareceram nas calças e em acessórios, como chaveiros e bolsas.

O western também entrou no mix de referências da coleção masculina de João Pimenta. Casacos longos com (elas de novo) franjas e as botas de bico fino trouxeram para a passarela o clima de velho oeste.

Legenda: Tons terrosos, animal print, xadrez, franjas e botas de bico fino na passarela de João Pimenta
Foto: Agência Fotosite

Dia a dia

Quer incluir a linha cowgirl no seu visual sem parecer que saiu de um filme do Sergio Leone? Invista em um elemento por vez no look. Em um clima quente como o do Ceará, as botas faroeste podem ser aliadas a minissaias, fendas ou incorporar peso a vestidos vaporosos. As tão citadas franjas podem fazer parte dos acessórios, seja em bolsas ou lenços, bem como as blusas e em terceiras-peças, como coletes e jaquetas. O couro, seja legítimo ou reinventado em criações ambientalmente corretas e sustentáveis, fica bem em bolsas, cintos e em detalhes de camisaria. Para o toque final, o chapéu inclui estilo e ainda protege do sol.

 

Assuntos Relacionados