Teatro da Praia realiza "Temporada de Comédias Cearenses", no formato virtual, em fevereiro

Durante os fins de semana do mês, a Companhia Cearense de Molecagem apresenta quatro espetáculos no canal do Youtube do equipamento

Escrito por Redação ,
Legenda: O espetáculo 'Loucuras de Amor' é apresentado nos dias 20 e 21 de fevereiro
Foto: Divulgação / Imprensa APETECE

Fevereiro é o mês da alegria e, se não tem Carnaval presencial, os agentes culturais de Fortaleza propõem novas formas de entretenimento para esse público. Pensando nisso, a Companhia Cearense de Molecagem apresenta, a partir deste sábado (6), a Temporada de Comédias Cearenses, com exibição virtual de quatro espetáculos que fazem parte do repertório do grupo.  

No fim de semana de estreia, a Companhia apresenta ‘Malasombro’, peça que mescla a comédia e o terror, às 21h do sábado e do domingo, no canal do Youtube do Teatro da Praia. Carri Costa, Solange Teixeira, Roberta Wermont, Lucas Alexandre e Diego Mesquita integram o elenco.  

Já nos dias 13 e 14, é exibido ‘As Vizinhas’; já no fim de semana seguinte (dias 20 e 21), terá ‘Loucuras de Amor’; e, finalizando a programação, tem ‘Tina & Nic’. Os espetáculos apresentados já são conhecidos do público e fazem sucesso há pelo menos 20 anos.  

Legenda: 'Malasombro' abre a programação da temporada
Foto: Divulgação / Imprensa APETECE

“Selecionamos os espetáculos que têm mais empatia com o público. O ‘Tina & Nic’ é uma sátira ao filme, o ‘Malasombro’ é uma comédia de terror, já o ‘Loucuras de Amor’ é uma comédia romântica, enquanto ‘As Vizinhas’ é uma comédia comportamental. São diferentes tipos de comédia, mas que há muita cearensidade”, explica Carri Costa, diretor da Companhia.  

Para a temporada especial contou com fomento da Lei Aldir Blanc, os espetáculos serão gravados na semana que antecede a exibição no Teatro da Praia. “Queríamos fazer as apresentações ao vivo, mas não temos estrutura pra isso”, lamenta Carri.  

‘Mangar disso tudo’ 

Em meio a um dos meses de maior fervor do ano, Carri pontua que não pretende causar entorpecimento ou provocar o esquecimento sobre as coisas que estão acontecendo, já que “é um momento de muita tristeza em diversos aspectos”.  

“A proposta da Companhia é exatamente essa de trabalhar o contemporâneo, o que está acontecendo agora, e mangar disso tudo, rir e se posicionar diante de tudo o que vem acontecendo. Na dramaturgia, sempre tento colocar atualidades pra que faça parte do cotidiano”, afirma o diretor. 

Legenda: No espetáculo 'TITA & NIC', a companhia faz uma sátira ao filme 'Titanic'
Foto: Divulgação /Imprensa APETECE

O dramaturgo ainda pontua o desafio que tem sido realizar a programação de forma online. “A gente precisa do tête-à-tête, do corpo a corpo, precisa ouvir o riso da plateia. Mas estamos fazendo isso como proposta, porque é necessário agora nesse momento em que temos que cuidar, cuidar da nossa plateia e do nosso elenco. Temos que ser compatível com tudo isso”, diz.  

Confira a programação completa:  

  • Malasombro:

Dias 6 e 7, às 21h
- Anoitece na mansão dos Vampetas. A penumbra vem acompanhada de um toró sem proporções. Tábata e Cunha funcionários da obscura casa se desdobram em satisfazer as necessidades malucas  de seu morador ilustre, em meio a falcatruas e revelações todos vão convivendo da pior forma possível até que  em meio a uma manifestação da elite do bairro, um casal de Black bloc`s Waldisney e Britiney invadem o velho  casarão. A esculhambação come de esmola. Em meio ao clima de sustos e malassombros, os jovens se entregam  às delícias obscuras do terror, sem saber que rumam para um fatídico destino nos dentes do coxinha Vampeta.  

Elenco: Carri Costa, Solange Teixeira, Roberta Wermont, Lucas Alexandre e Diego Mesquita.  

  • As Vizinhas:

Dias 13 e 14, às 21h 
De repente o apartamento ao lado do seu, passa a ser ocupado por alguém totalmente  desconhecido, com costumes diferentes, gostos estranhos, comportamento incomum...eis que se cria a situação  mais propícia para uma guerrinha ou “a batalha do século”. Uma recém-divorciada, uma funcionária pública de  férias, vão fazer dessa convivência forçada algo pra lá de surpreendente. Cada qual com os seus jeitos e manias,  passam a conviver sobre o mesmo condomínio, do mesmo bloco de apartamentos e no mesmo corredor. Muita fuleragem e riso para todos os lados. Com um final surpreendente, o público e o mundo vai rir da  molecagem típica cearense.

Elenco: Timóteo Monte, Denis Lacerda e Lucas Alexandre.  

  • Loucuras de Amor:

Dias 20 e 21, às 21h 
Em nossa Comédia Romântica, A depiladora Alberlênia Tenório tenta definitivamente embarcar na rodoviária com destino à terra natal. Sua intenção: deixar o passado para trás e com  ele um relacionamento de 15 anos; o que ela não esperava é que seu ex ou pra sempre amor: O mototaxista Quintino Paixão iria arquitetar maneiras de persuadi-la a mais uma mudança de ideia. Melodramas à parte, os  momentos bons e ruins vividos pelo casal vêm à tona e a cena. Situações que podem provocar uma identificação  imediata de um público que na altura do campeonato já se tornou cúmplice ansioso no aguardo desse alucinado engodo amoroso.

Elenco: Roberta Wermont, Diego Mesquita e Lucas Alexandre.  

  • TITA & NIC – 5D:

Dias 27 e 28, às 21h
A produção cinematográfica hollywoodiana ganha uma roupagem satírica quando  seis atores se esmeram em interpretar os 2.500 personagens. Há 14 anos em cartaz, a sátira já teve um público  somado em mais de meio milhão de pessoas em 870 apresentações. É início do século e as invenções pipocam  de cabo a rabo, eis que surge a jangada Lamparina do Mucuripe. A multidão embarca sem saber que ruma para  um cômico destino em águas fétidas da avenida Leste-Oeste. Eis que pinta o maior clima entre o humilde da 3ª classe NIC e a melancólica, virgem e sufocada, aristocrata da 1ª classe TITA. Por amor os dois só faltam se lascar. Por fim, após muita celeuma, a mocinha melosa e o galã canastrão, vivem felizes para sempre.

Elenco: Denis Lacerda, Timóteo Monte, Cristiane Carvalho, Roberta Wermont, Diego Mesquita e Lucas Alexandre.  

Serviço 

Temporada Cearense de Comédias
Sábados e domingos de fevereiro, às 21h 
No YouTube do Teatro da Praia 
 

Assuntos Relacionados