Saiba como criar pratos doces e salgados à base de caju

Especialistas apresentam receitas simples e sofisticadas a partir da fruta

Escrito por Zilda Queiroz ,
Imagem: Thiago Gadelha
Legenda: Do doce ao salgado, da sobremesa ao prato principal, o caju possibilita a criação de receitas simples e sofisticadas possíveis de agradar diferentes paladares
Foto: Thiago Gadelha

Em tempos de safra do caju, o colorido, o gosto e a versatilidade nutritiva o tornam  relevante protagonista na produção criativa da gastronomia nordestina. Seja na cor vermelha ou amarela, a parte robusta e suculenta, assim como a castanha, possibilita que especialistas explorem seus conhecimentos e dotes culinários para desenvolver os mais elaborados e criativos pratos.

Do doce ao salgado, da sobremesa ao prato principal, é possível finalizar receitas para os mais diferentes paladares. Das especiarias desenvolvidas para o Verso estão o suco pré-treino, da nutricionista Cinthia Queiroga, o ceviche de caju, do chef Ivan Prado, o caju pirá e a bruschetta de caju, da chef Liliane Pereira, e o bolo de caju e castanha, produzido por sertanejas e serranas do litoral cearense.

Veja também

O suco pré-treino é uma mistura da parte carnuda do caju com beterraba. A combinação indicada pela nutricionista fornece energia para melhor desempenho dos exercícios físicos.

Imagem: Divulgação
Legenda: O suco da fruta pode ser consumido em qualquer horário, mas no pré-treino, ele recarrega as energias para melhor desempenho dos exercícios

A sugestão do chef Ivan Prado é o ceviche de caju. A ideia foi construída a partir  do aspecto refrescante do prato típico da cozinha nikei peruana, com produtos locais do Ceará, a exemplo do caju, pimenta-de-cheiro e castanha.

O caju pirá criado pela chef Liliane Pereira foi desenvolvido com as diversas alternativas de aproveitamento do caju. A arte construída é uma desconstrução e reconstrução do caju. “Minha inspiração foi o próprio caju. Utilizei a carne, o suco e a castanha como diversas alternativas para finalizar a receita com a cara e sabor do Ceará”, confessa a chef.

Outra aposta de Liliane Pereira é a bruschetta de caju com parmesão massaricado, uma releitura da tradicional iguaria italiana, na versão cearense. A receita leva pão italiano artesanal, recheado com refogado da carne do caju no vinho branco, com queijo parmesão maçaricado para conferir o gosto defumado. A cobertura ganhou o sabor do mel de caju com leves notas cítricas, extremamente refrescantes. O caju tem fortes características na culinária cearense para fins salgados. “A versatilidade da fruta vai do doce ao strogonoff de caju”, afirma Liliane.

Uma opção de lanche ou sobremesa é o bolo de caju com castanha. Receita da tradição familiar nordestina, criada pela senhora Rita Linhares (1930-2014), a iguaria permanece como inspiração, sendo reproduzida por mãos hábeis de mulheres sertanejas, serranas e do litoral cearense. 

Confira as receitas 

Suco pré-treino 
Ingredientes
100g da polpa ou 1 copo de suco concentrado 200ml
1/2 unidade de beterraba

Modo de preparo
Misture tudo no liquidificador e tome uma hora ou 40 minutos antes do treino. O conteúdo fornece energia, vitaminas e minerais que ajudam na vasodilatação.

Fonte: Cinthia Queiroga – nutricionista

Imagem: Thiago Gadelha
Legenda: Ceviche de caju, sugestão do chef Ivan Prado
Foto: Thiago Gadelha

Ceviche de caju

Ingredientes

300g de caju 
50 grades cebola roxa 
20g de pimentão verde
20g de pimentão vermelho
39g de pimentão amarelo 
1/4 de maço de coentro 
1/4 de maço de cebolinha
1 unidade de pimenta de cheiro 
1/2 unidade de pimenta dedo de moça 
Suco de 10 limões 
Raspa de 2 limões
Sal e pimenta do reino a gosto 

Modo de preparo 
Corte os cajus e deixe marinando no suco de limão com sal e pimenta por 2 horas na geladeira. Depois misture todos os ingredientes e deixe marinando por 1 hora. Sirva tudo bem gelado

Fonte: Chef Ivan Prado

Imagem: Thiago Gadelha
Legenda: Do doce ao salgado, da sobremesa ao prato principal, o caju possibilita a criação de receitas simples e sofisticadas possíveis de agradar diferentes paladares
Foto: Thiago Gadelha

Caju pirá para 2 pessoas 
Ingredientes 
400g filé de beijupirá 
200g arroz negro
2 dentes de alho
200ml polpa de caju
50ml mel de caju
200g de castanha de caju

Modo de preparo 
Tempere os filés dos peixes com sal e doure-os no azeite. Cozinhe o arroz negro no suco do caju e sal. Quando estiver macio, refogue-o com o alho ralado e finalize com a polpa do caju. Ajuste o sal. Quebre as castanhas de caju, doure-as em uma frigideira sem óleo. Monte o arroz negro com o peixe por cima e finalize com as castanhas douradas. Para finalizar, regue tudo com um fio de mel de caju.

Fonte: Chef Liliane Prado

Imagem: Thiago Gadelha
Legenda: Bruschetta de caju por Liliane Pereira

Bruschetta de caju com parmesão maçaricado - 2 pessoas

Ingredientes

2 fatias de pão italiano
3 unidades de caju
2 dentes de alho
1unidade de cebola roxa
Azeite e sal a gosto
1 pimenta dedo de moça
150g queijo parmesão
Maçarico
50ml mel de caju

Modo de preparo 
Refogue o alho ralado com a cebola picada no azeite, acrescente os cajus em cubos, tempere com sal e finalize com a pimenta dedo de moça picadinha sem semente. Leve as fatias dos pães ao forno com azeite, após retirá-las cubra-as com o caju refogado. Cubra com o queijo parmesão ralado e finalize com o maçarico. Cubra com um fio de mel de caju.

Fonte: Liliane Prado

Imagem: Gerson Linhares
Legenda: Bolo de caju com castanha. Receita da tradição familiar nordestina
Foto: Gerson Linhares

Bolo de caju com castanha

Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 Margarina 500gr
Suco de Caju – in natura 400ml
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
300 gramas de castanha de caju

Obs: as castanhas são para a massa do bolo e para ornamentação.
 

Modo de Preparo

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a margarina e o suco de caju. Passe para uma tigela, acrescente a farinha de trigo e o fermento. Leve para assar em uma forma com furo central, untada e enfarinhada, por mais ou menos 30 minutos. Desenforme o bolo e molhe com suco de caju ou melado de caju. Decore com castanhas de caju

Fonte: Benfeitora do caju Rita Linhares (1930-2014) in memorian – reproduzido por sertanejas e serranas do litoral cearense.

Assuntos Relacionados