Fotógrafa cearense grava clipe musical somente com celular

Patrícia Araújo gravou e dirigiu o clipe da música “Algo Que Nem É Seu”, do multi-instrumentista Xavier, que chega nesta sexta-feira (5) às principais plataformas digitais

Escrito por Redação ,
Legenda: O videoclipe foi gravado e dirigido por Patrícia Araújo, artista cearense que mora há 10 anos em São Paulo

De forma despretensiosa e utilizando somente os recursos do próprio celular, a artista cearense Patrícia Araújo gravou e dirigiu o videoclipe da música “Algo Que Nem É Seu”, do multi-instrumentista Xavier, com lançamento previsto para a sexta-feira (5). Por meio de imagens cheias de contrastes e texturas, a narrativa construída no vídeo busca transmitir um universo onírico, evocando memórias e transformações do personagem.

Patrícia Araújo ficou, então, responsável por comunicar esse estado de transcendência através de imagens em movimento. O processo de gravação do clipe teve início em 2019, durante uma série de viagens para Juquitiba, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo. O que começou de forma despretensiosa, se tornou principal caminho para materializar a ideia de sonho e fluxo de memória pretendida pelos artistas.

Legenda: Criado no Ceará, Xavier lança música e videoclipe de “Algo Que Nem É Seu”, primeira faixa da MIXTAPE Mormaço
Foto: Patrícia Araújo

“Queríamos pensar na narrativa não-linear de um sonho, que às vezes é um pesadelo, que às vezes se torna realidade. Nós pensamos nessa construção poética que as pessoas pudessem se relacionar pessoalmente com o vídeo. A edição final foi a terceira e nós gostamos muito do resultado, entendendo que ele é um processo que só começa e que vai reverberar em outras criações”, explica a fotógrafa.

O vídeo foi inteiramente filmado com o celular, dentro da mata densa, e conta com artifícios de bugs digitais, contrastes, texturas e paisagens, que auxiliam na composição de uma atmosfera de feitiço e ilusão. As imagens foram gravadas até fevereiro de 2020, enquanto a edição e montagem do material foram concluídas durante o período de isolamento social.

A faixa, que integra a mixtape “Mormaço”, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, foi inicialmente composta no violão. Com versos curtos e espaçados, concilia a leveza da brisa do mar com o caráter experimental dos sons, tornando a experiência “uma viagem quase que instrumental”, como explica o artista. Além da carreira sol, Xavier é músico de diversos projetos cearenses, ao lado de Soledad, Vitoriano e seu Conjunto e Daniel Peixoto.

A Mixtape Mormaço busca fazer uma alusão ao imediato e às produções contemporâneas caseiras. Assim, o formato pequeno aposta em músicas pensadas como uma playlist, uma colagem de sons.

“Algo Que Nem É Seu” foi produzida em parceria com Arthur Dossa e Arquétipo Rafa, mixada e masterizada por Klaus Sena, lançada pelo Selo Índigo Azul e distribuída pela Tratore. O artista cearense Samuel Tomé assina a arte da capa, bem como o projeto gráfico da Mixtape.

Serviço

Lançamento single e videoclipe “Algo Que Nem É Seu”

Sexta (5), nas principais plataformas digitais e no Youtube 

Saiba mais @xxavi_err | @_indigoazul

 

Assuntos Relacionados