Festival QXAS 2020 começa nesta terça (11), com palestras, workshops e leituras de portfólios

Com exceção dos workshops, a programação é aberta ao público e vai até sexta-feira (14). As transmissões virtuais podem ser acompanhadas pelo YouTube, Facebook e Instagram do QXAS e pelo YouTube da Casa de Saberes Cego Aderaldo

Escrito por Redação ,
Imagem: Beto Skeff
Legenda: O evento, idealizado no Sertão do Ceará, reforça a reflexão do olhar para si e para o outro
Foto: Beto Skeff

A terceira edição do QXAS, Festival de Fotografia do Sertão Central, com o tema Sertão em Mim, acontece de terça-feira (11) a sexta-feira (14), em formato on-line. Exceto os workshops, a programação, incluindo paletras e leituras de portfólios, será aberta ao público, com transmissões pelo YouTube, Facebook e Instagram do QXAS e pelo YouTube da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Idealizado pelo fotógrafo Beto Skeff e a produtora Glicia Gadelha, com curadoria de Iana Soares e Rosely Nakagawa, o QXAS on-line 2020 convida os artistas a um mergulho na própria existência, pois “o sertão é dentro da gente”, como bem define Guimarães Rosa. 

Imagem:Beto Skeff
Legenda: A proposta do Sertão em Mim é investigar os sertões que cada um faz caber dentro de si
Foto: Beto Skeff

“São discussões que nos levam ao encontro da essência, que conduz todo processo criativo. Não somos só resultado, somos seres e ser exige esse olhar para dentro de si, esse olhar de reflexão, de olhar para o outro”, reforça Skeff. Ela destaca ainda a importância de o evento acontecer no (ou a partir do) coração do Sertão do Ceará e de se repensar o olhar de colonizado nas artes.Confira a programação:

Palestras

Terça-feira (11)
Horário: 20h
Palestrante: Solange Farkas
Tema: Possibilidade para a reconstrução do eixo Sul e como romper o território definido pela cultura ocidental como princípio original da história da arte
Mediadora: Rosely Nakagawa

Quarta-feira (12) 
Horário: 20h
Palestrante: Paula Sampaio 
Tema: projetos e ensaios que realizou em rotas amazônicas, compartilhando com processos de trabalho e as experiências com todos esses encontros
Mediadora: Glicia Gadelha

Quinta-feira (13)
Horário: 20h
Palestrante: Rosana Paulino
Tema: Processos Criativos - trabalhos enfocando questões sociais, como as de raça, de gênero e, mais especificamente, das mulheres negras na sociedade brasileira
Mediadora: Iana Soares 

Sexta-feira (14)
Horário: 20h
Palestrantes: Maria Oliveira e Mayara Albuquerque
Tema: Memórias fotográficas, afetivas e de resistência do Severinas Mulheres do Sertão
Mediador: Beto Skeff

Workshops

As inscrições para os workshops remotos, ministrados por renomados nomes da fotografia estiveram abertas somente até domingo (9), pelo Sympla. As vagas eram limitadas. Mas o primeiro workshop, com o tema Percepção e a Fala da Imagem, ministrado por Pablo Pinheiro, acontece na terça (11) e  na quarta (12), de 10h às 12h. Os inscritos participarão, nos próximos dias, dos que seguem:

Narrativas Possíveis: Reflexão Sobre Fotografia Digital, será o tema abordado por Rafael da Luz. O encontro com o fotógrafo acontecerá nas tardes de quarta (12) e quinta(13), no horário de 15h às 17h.

Fernando Banzi está à frente das aulas sobre Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa.  As apresentações ocorrerão nas manhãs de quarta-feira (12) e sexta-feira (14), de 10h às 12h.

Fechando o ciclo de workshops, Gustavo Costa conduz o Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais, na quinta (13) e na sexta (14), das 15h às 17h.

Leitura de Portfólios

O Festival mantém ainda a Leitura de Portfólios como troca de saberes. Os encontros acontecerão de terça (11) a sexta (14), de 15h às 17h.

Os coletivos de fotografia cearenses Tentaliza, GispImagem, Trindade, Motim, Perigrafia, Zóio, Quatro Telas e Dois Vetim vão apresentar produção para análise e diálogo com outros artistas visuais e pesquisadores de reconhecida atuação local e nacional.

Participam da ação os fotógrafos Paula Geórgia Fernandes, Ratão Diniz,  Omar Gonçalves e Lia de Paula

Convocatória Artística

Ao final do QXAS on-line 2020, o Festival abre convocatória com o tema Sertão em Mim, nas categorias: Fotografias e Vídeos para Projeção. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 15 de agosto e 30 de setembro. 

Serviço:
QXAS On-Line 2020 
Data: terça (11) a sexta (14)
Transmissões - Palestras e Leituras de Portfólios por
Canais QXASFacebook    Instagram    Casa de Saberes Cego Aderaldo 

Assuntos Relacionados